Há incontáveis benefícios para a sociedade. Mas também cons...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q969048 Português

Há incontáveis benefícios para a sociedade. Mas também consequências, que podem variar de um simples roubo de dados até os usos inadvertidos de diversas redes privadas para promover ataques cibernéticos. O homem-bomba será substituído por um novo tipo de terrorismo, com excelente assertividade e potencial de ataques em grande escala.


Sobre a estrutura morfossintática e textual de termos/palavras/expressões dispostos nas opções abaixo, só está INCORRETO o que se afirma:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"Homem-bomba" tem plural. Grafa-se "homens-bomba".

Letra E

GABARITO: LETRA E.

Plural de "homem-bomba" é "homens-bomba". Uma curiosidade: os dois elementos quando são substantivos vão para o plural. Por que "homem-bomba" quando vai para o plural não é "homens-bombas", pois quando o segundo termo denota uma FINALIDADE ela não vai para o plural. Um exemplo: navio-escola --- navios-escola. Veja que o segundo termo denota uma FINALIDADE.

Força, guerreiros(as)!!

Sintaticamente o termo Mas exerce a função sintática de oposição, porém na oração em tela, ele está denotando adição.

Ex: Ela não é apenas cantora, mas também atriz.

Nessa hipótese, há um valor de gradação ou adição.

Absurda questão, é evidente que a conjunção "mas" na alternativa A se refere a ADIÇÃO e não contradição. Sabemos que essa conjunção pode ser tanto aditiva como adversativa, mas neste caso é adição.

Aos que se manifestaram discordando da conjunçao "mas" como adversativa, se contextualizarmos, veremos que a ideia é de contradição: "Há incontáveis benefícios para a sociedade. Mas "há" também consequências...,(sobre suposto uso da internet)...há benefícios, mas há consequencias...; ideia de oposição àquilo que se afirmou anteriormente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo