A respeito de protocolos de comunicação e de infraestrutura ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3258105 Redes de Computadores
A respeito de protocolos de comunicação e de infraestrutura de rede, julgue o item seguinte.
O protocolo IPv6 pode reduzir a dependência do dispositivo em relação ao DHCP (dynamic host configuration protocol), substituindo-o pela configuração automática de endereços sem estado (SLAAC), simplificando a alocação de endereços e potencialmente reduzindo o tráfego de rede.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

SLAAC (Stateless Address Autoconfiguration) é um protocolo usado em redes IPv6 para configurar automaticamente os endereços IP dos dispositivos sem a necessidade de um servidor DHCPv6

Funcionamento do SLAAC:

Os dispositivos podem gerar seus próprios endereços IP com base em informações recebidas por mensagens enviadas pelos roteadores na rede.

Isso elimina a necessidade de um gerenciamento centralizado por meio de DHCPv6 em muitos cenários, simplificando o processo de configuração.

CORRETO

Introdução a Protocolos de Comunicação e Infraestrutura de Rede

O IPv6 foi desenvolvido para superar várias limitações do IPv4, uma das mais notáveis sendo a escassez de endereços IP, já que o IPv4 oferece cerca de 4 bilhões de endereços possíveis, enquanto o IPv6 oferece um número praticamente infinito de endereços (cerca de 340 undecilhões). No entanto, a mudança para o IPv6 também trouxe melhorias no modo como os dispositivos obtêm e gerenciam endereços IP, com um dos principais avanços sendo a configuração automática de endereços sem estado (SLAAC).

O SLAAC (Stateless Address Autoconfiguration) é uma função do IPv6 que permite aos dispositivos configurarem seus próprios endereços IP automaticamente, sem precisar de um servidor central, como o DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol), que é utilizado no IPv4 para alocar endereços IP dinamicamente.

Ao utilizar o SLAAC, um dispositivo IPv6 pode, por exemplo, gerar seu próprio endereço IP a partir de seu prefixo de rede (geralmente fornecido por um roteador na rede) e um identificador único de interface (geralmente derivado do endereço MAC do dispositivo). O processo é simples: o dispositivo envia um pacote para descobrir informações sobre a rede (por exemplo, o prefixo) e, a partir dessas informações, ele gera seu próprio endereço IP.

O DHCP é um protocolo utilizado para atribuir endereços IP de maneira dinâmica aos dispositivos em uma rede. No IPv4, quando um dispositivo se conecta à rede, ele solicita um endereço IP ao servidor DHCP, que responde fornecendo um endereço IP livre dentro de um intervalo pré-configurado. Além do endereço IP, o DHCP também pode fornecer outras configurações, como o gateway padrão e servidores DNS.

Embora o IPv6 suporte o uso do DHCPv6 (uma versão do DHCP para IPv6), o SLAAC permite que os dispositivos configurem seus próprios endereços sem a necessidade de um servidor central. O dispositivo simplesmente escuta as mensagens do roteador na rede e utiliza as informações de prefixo fornecidas para gerar seu próprio endereço IP.

Resolução

A assertiva está correta. O IPv6 de fato pode reduzir a dependência de dispositivos em relação ao DHCP ao oferecer a opção de configuração automática de endereços utilizando o SLAAC (Stateless Address Autoconfiguration). Com o SLAAC, os dispositivos podem se configurar de forma autônoma, gerando seus próprios endereços IP com base em informações fornecidas pelo roteador da rede, como o prefixo de rede. Essa abordagem simplifica a alocação de endereços, uma vez que não há a necessidade de um servidor DHCP para atribuir endereços manualmente, e também reduz o tráfego de rede relacionado ao processo de alocação, já que o processo é feito de maneira autônoma pelos próprios dispositivos. Além disso, essa configuração sem estado (stateless) diminui a carga sobre servidores de gerenciamento de endereços e pode melhorar a eficiência da rede, especialmente em redes grandes.

Resposta: Correta - Chatgpt

Gabarito CERTO.

.

Muito interessante essa questão! 

[1] Embora eu utilize o SLAAC, o protocolo DHCP ainda pode ser usado, tornando-o dispensável. 

Veja: CEBRASPE - 2014 - Um dos avanços significativos do protocolo IPv6 com relação ao IPv4 é o suporte à autoconfiguração automática de endereços IP, o que torna o uso de servidor DHCP totalmente desnecessário. ERRADO.

Segundo IPV6.BR,"Cada nó IPv6/IPv4 é configurado com ambos endereços, utilizando mecanismos IPv4 (ex. DHCP) para adquirir seu endereço IPv4 e mecanismos IPv6 (ex. configuração manual, autoconfiguração stateless e/ou DHCPv6) para adquirir seu endereço IPv6."

[2] SLAAC (Stateless Address Autoconfiguration) é um mecanismo do IPv6 que permite a um dispositivo configurar automaticamente seu próprio IP, sem precisar do servidor DHCP.

[3] DHCP no IPv6 ainda existe, mas é opcional.

Lembrando que IPv6 não suporta mais NAT.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo