Sobre o tratamento da insuficiência cardíaca com fração de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: AOCP Órgão: Prefeitura de Pinhais - PR
Q1208687 Medicina
Sobre o tratamento da insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada, qual das seguintes medicações é INEFETIVA e deve ser evitada? 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

O tema central da questão é o tratamento da insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada. Insuficiência cardíaca é uma condição em que o coração não consegue bombear sangue de forma adequada para atender às necessidades do corpo. Quando falamos em fração de ejeção preservada, estamos nos referindo a casos onde o coração ainda consegue bombear uma porcentagem normal do sangue que entra nele, mas a capacidade de relaxamento do músculo cardíaco está comprometida.

Para resolver essa questão, é necessário compreender quais medicações são recomendadas para esses casos e quais devem ser evitadas. Isto envolve conhecimentos sobre farmacologia e as diretrizes de tratamento para insuficiência cardíaca.

A alternativa correta é: E - Digoxina.

Justificativa: A digoxina é uma medicação tradicionalmente usada para tratar certas formas de insuficiência cardíaca e arritmias, mas não demonstrou benefício em pacientes com insuficiência cardíaca e fração de ejeção preservada. Além disso, seu uso pode estar associado a efeitos colaterais indesejados, tornando-a inefetiva e potencialmente prejudicial nesse contexto.

Análise das alternativas incorretas:

A - Carvedilol: É um betabloqueador que ajuda a reduzir a frequência cardíaca e a pressão arterial. Ele é utilizado para tratar insuficiência cardíaca, inclusive em casos de fração de ejeção preservada, devido aos seus efeitos benéficos no sistema cardiovascular.

B - Enalapril: Este é um inibidor da enzima de conversão da angiotensina (ECA) que pode ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar a função cardíaca. Ele é geralmente recomendado no tratamento da insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada.

C - Espironolactona: Atua como um antagonista da aldosterona e é benéfica em casos de insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada, ajudando a prevenir a retenção de sódio e água e a melhorar a função cardíaca.

D - Bisoprolol: Semelhante ao carvedilol, é um betabloqueador que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial. É eficaz no manejo de insuficiência cardíaca em diferentes apresentações, incluindo a com fração de ejeção preservada.

Então, para a questão proposta, a alternativa E - Digoxina é a correta, pois é a medicação que deve ser evitada nesse cenário.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo