Freud iniciou seu pensamento teórico assumindo o pressuposto...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: FCC Órgão: MPE-RN Prova: FCC - 2012 - MPE-RN - Analista - Psicologia |
Q788269 Psicologia
Freud iniciou seu pensamento teórico assumindo o pressuposto de que não há nenhuma descontinuidade na vida mental, isto é, que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D

Sigmund Freud, o pai da psicanálise, partiu do princípio de que a vida mental é um continuum sem descontinuidade. Isso significa que, para Freud, os processos mentais seguem uma lógica intrínseca e nada ocorre ao acaso. Essa visão é central na teoria psicanalítica, onde os fenômenos mentais, mesmo os aparentemente aleatórios ou irracionais, têm significados e causas subjacentes que podem ser compreendidos através da análise.

A alternativa D afirma que nada ocorre ao acaso e muito menos nos processos mentais, o que está em plena concordância com o pensamento freudiano. Para Freud, cada pensamento ou comportamento tem uma razão de ser, e a psicanálise busca desvendar essas razões muitas vezes ocultas ou inconscientes.

Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:

A - A ideia de que "tudo pode ser completamente compreendido, já que os eventos ocorrem ao acaso" é inconsistente com a teoria freudiana. Freud não acreditava no acaso; para ele, os eventos mentais têm causas específicas.

B - A afirmação que "tudo ocorre ao acaso, embora haja lógica nos processos mentais" é paradoxal e não se alinha com Freud. Ele sustentava que os eventos mentais seguem uma lógica interna, mesmo que esta não seja imediatamente óbvia.

C - Esta sugestão de que "nada pode ser entendido isoladamente, dada a descontinuidade da consciência" vai contra a visão de Freud de continuidade na vida mental. Ele acreditava que eventos mentais estão interligados.

E - A frase "nada é equivalente à descontinuidade dos processos mentais, que demandam inteligibilidade via análise" sugere descontinuidade, o que não é compatível com a visão freudiana de que os processos mentais são contínuos e interconectados.

Freud enfatizava que comportamentos, sonhos e lapsos revelam conteúdos reprimidos do inconsciente, que podem ser acessados e interpretados na análise. Portanto, a ideia central é que devemos procurar explicações além do acaso nos eventos mentais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

=DETERMINISMO PSÍQUICO: Na mente, nada acontece por acaso. Cada evento psíquico é determinado por aqueles que o precederam. Os eventos em nossa vida mental que podem parecer não relacionados com os que os precederam e são apenas na aparência. É nesse sentido que não existe descontinuidade na vida mental. 

Determinismo Psíquico

Na mente, nada acontece por acaso. Cada evento psíquico é determinado por aqueles que o precederam. Os eventos em nossa vida mental que podem parecer não relacionados com os que os precederam e são apenas na aparência. É nesse sentido que não existe descontinuidade na vida mental. 

Determinismo Psíquico

Na mente, nada acontece por acaso. Cada evento psíquico é determinado por aqueles que o precederam. Os eventos em nossa vida mental que podem parecer não relacionados com os que os precederam e são apenas na aparência. É nesse sentido que não existe descontinuidade na vida mental. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo