Afinal, por mais que você seja capaz de visualizar toda a c...
TEXTO II.
FOCO
ONDE FOI PARAR O SEU?
EFICIENTE, ÁGIL, VERSÁTIL. Você provavelmente já quis ser um pouco mais de cada uma dessas coisas. E já sofreu pensando que não seria difícil alcançar tudo isso... Caso você conseguisse apenas se concentrar um pouco mais. Um foco preciso como laser, dizem os empreendedores do Vale do Silício, é o segredo do sucesso.
Só faltou combinar com o cérebro humano – porque ele não quer nem saber de foco laser. O cérebro é uma verdadeira máquina de distração. E, por paradoxal que pareça, isso nos ajuda a permanecer vivos.
(...)
Seu foco não tem nada a ver com laser. Ele é mais parecido com uma luz de teatro – daquelas que brilham forte em um momento, apontando para o ator, e desvanecem no próximo segundo, preparando o público para a próxima cena. É assim que a concentração funciona no cérebro: piscando. Sua cabeça está o tempo todo alternando entre foco e distração, em um ritmo frenético: de três a oito vezes por segundo.
(...)
Jogos infantis como Lince e Onde Está o Wally demonstram como a atenção é rítmica. Afinal, por mais que você seja capaz de visualizar toda a cena ao mesmo tempo, só é capaz de realmente se concentrar nela se esquadrinhar um pedaço da imagem de cada vez.
Pode não ser tão óbvio, mas é exatamente isso que seu cérebro (coordenado com seus olhos) está fazendo agora, ao ler este texto.
(...)
Afinal, por mais que você seja capaz de visualizar toda a cena ao mesmo tempo, só é capaz de realmente se concentrar nela se esquadrinhar um pedaço da imagem de cada vez.
Das afirmações apresentadas sobre
palavras/expressões destacadas nas opções
abaixo, apenas uma está INCORRETA,
considerando-se aspectos gramaticais e
semântico-textuais.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Na alternativa D, a partícula "se" é parte integrante do verbo, não podendo, pois, ser suprimida.
Letra D
GABARITO: LETRA D.
capaz de realmente se concentrar nela ...(Palavra que poderia ser retirada do texto sem alterá-lo semântica e gramaticalmente).
Quem se concentra, concentra-se em alguma coisa. A partícula "se" é parte integrante do verbo, logo nãp pode ser suprimida.
Força, guerreiros(as)!!
Na alternativa "E" há prejuízo sintático?
Acertei, mas essa C ta estranha. Seria mais um sentido de exclusividade (delimitaçao) do que exclusao.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo