Tendo como parâmetro o conjunto de mitos e lendas que integ...
Tendo como parâmetro o conjunto de mitos e lendas que integram o folclore nacional (cf. Ademilson. As 100 melhores lendas do folclore brasileiro. Porto Alegre: L&PM, 2011), enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, correlacionando cada um dos seres fantásticos do imaginário paraense indicados abaixo à sua correta e respectiva descrição:
PRIMEIRA COLUNA
1. Curupira.
2. Iara.
3. Boto Cor-de-Rosa.
4. Boiuna.
SEGUNDA COLUNA
( ) Entidade fantástica dos rios e lagos similar a uma sereia que, dotada de cabelos longos e loiros, atrai jovens incautos com o seu canto e beleza para um abraço fatal no fundo do rio.
( ) Mito indígena segundo o qual um cetáceo, ao sair das águas à noite, se transforma em um homem muito atraente, o qual, nos bailes noturnos, dança com as moças e, depois de seduzi-las, as leva para os igarapés onde as engravida.
( ) Mito hídrico de origem ameríndia, simbolizado por voraz e gigantesca serpente negra, que só aparece à noite, com seus enormes olhos de fogo, para virar embarcações e engolir os náufragos.
( ) Ente fantástico das matas, descrito predominantemente como um anão de cabeleira vermelha e pés invertidos, para deixar rastro enganoso e confundir os caçadores inescrupulosos, protegendo, assim, as árvores e os bichos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: