Assinale a alternativa correta a respeito de proposições sim...
Nas questões de 21 a 25, considere que todos os programas mencionados estão em configuração-padrão, em português, e que o mouse está configurado para pessoas destras. Assim, a menos que seja explicitamente informado o contrário, expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse. Considere também que não há restrições de proteção e de uso em relação a programas, arquivos, diretórios e hardware utilizados.
Assinale a alternativa correta a respeito de proposições simples e compostas.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C
A questão aborda o tema de proposições simples e compostas, um conceito central em lógica proposicional. Esse tópico é essencial para concursos, pois ajuda a compreender a formação e a interação entre proposições, utilizando conectivos lógicos como "e", "ou" e "se... então".
Para resolver essa questão, é preciso conhecer os conectivos lógicos e suas propriedades:
- Conjunção (∧): Para que uma proposição "P ∧ Q" seja verdadeira, ambas as proposições P e Q devem ser verdadeiras.
- Disjunção (∨): Para que uma proposição "R ∨ S" seja verdadeira, pelo menos uma entre R ou S deve ser verdadeira.
- Implicação (→): Uma proposição "P → Q" é falsa apenas quando P é verdadeira e Q é falsa.
- Negação: A negação de "P e Q" é "não P ou não Q".
Justificativa da alternativa C:
A alternativa C está correta porque aplica a Lei de De Morgan, que afirma que a negação de uma conjunção ("e") é uma disjunção ("ou") das negações. Portanto, a frase "Pedro é flamenguista e Marcos é corintiano" negada corretamente é "Pedro não é flamenguista ou Marcos não é corintiano".
Análise das alternativas incorretas:
A - Está incorreta porque em uma conjunção "P ∧ Q", se P é verdadeira e Q é falsa, a proposição será falsa. Para ser verdadeira, ambas precisam ser verdadeiras.
B - Está incorreta porque em uma disjunção "R ∨ S", a proposição é falsa somente se ambas as proposições R e S forem falsas. Como R é verdadeira, a proposição "R ∨ S" é verdadeira.
D - Está incorreta porque uma implicação "P → Q" é falsa apenas quando P é verdadeira e Q é falsa. Como ambas P: "3 > 5" e Q: "O estado do Amapá fica na região Sul do Brasil" são falsas, a implicação é verdadeira.
E - Está incorreta porque a implicação P→Q só seria falsa se P fosse verdadeira e Q falsa. No entanto, P: "Rio Branco é a capital do Amapá" é falsa, tornando a implicação verdadeira independentemente do valor de verdade de Q.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo