“Higiene das mãos “, é um termo geral que se refere a qualq...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (17)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa B. Vamos entender o porquê disso e analisar cada uma das opções.
Higiene das mãos é uma prática essencial na área da saúde para prevenir a transmissão de micro-organismos e evitar infecções relacionadas à assistência. A higiene antisséptica das mãos tem como objetivo a remoção de sujidades e a redução tanto da microbiota transitória quanto da microbiota residente presentes nas mãos, utilizando um agente antisséptico.
Alternativa A: "Higienizar as mãos com água e sabonete associado a agente antisséptico." Esta opção descreve o processo, mas não explica a finalidade específica da higiene antisséptica, que é a redução da microbiota.
Alternativa B: "Promover a remoção de sujidades e da microbiota transitória, reduzindo a microbiota residente das mãos, com auxílio de um antisséptico." Esta é a descrição correta da finalidade da higiene antisséptica. Ela ressalta o uso de antissépticos para reduzir tanto a microbiota transitória quanto a residente, o que é fundamental para a segurança no ambiente de saúde.
Alternativa C: "Reduzir a carga microbiana das mãos e pode substituir a higienização com água e sabonete líquido quando as mãos não estiverem visivelmente sujas." Esta descrição refere-se mais apropriadamente à fricção antisséptica com preparação alcoólica, não à higiene antisséptica com água e agentes antissépticos.
Alternativa D: "Remover os micro-organismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujidade propícia à permanência e à proliferação de micro-organismos." Esta definição se aproxima mais da higiene simples, que foca na remoção de sujidade e microbiota transitória.
Alternativa E: "Melhorar a prática de higienização das mãos, de forma bem sucedida e sustentada." Esta alternativa não especifica a finalidade da higiene antisséptica, mas sim um objetivo geral para todas as práticas de higienização.
Espero que esta explicação tenha ajudado a compreender melhor a questão e o tema abordado. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
De acordo com o Manual da ANVISA
HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS
USO DE ANTI-SÉPTICOS
Estes produtos associam detergentes com anti-sépticos e se destinam à higienização anti-séptica das mãos e degermação da pele.
Indicação:
Higienização anti-séptica das mãos
Nos casos de precaução de contato recomendados para pacientes portadores de microrganismos multirresistentes.
Nos casos de surtos.
Degermação da pele
No pré-operatório, antes de qualquer procedimento cirúrgico (indicado para toda equipe cirúrgica).
Antes da realização de procedimentos invasivos.
Exemplos: inserção de cateter intravascular central, punções, drenagens de cavidades, instalação de diálise, pequenas suturas, endoscopias e outros.
Importante
De acordo com os códigos de ética dos profissionais de saúde, quando estes colocam em risco a saúde dos pacientes, podem ser responsabilizados por imperícia, negligência ou imprudência.
https://www.anvisa.gov.br/hotsite/higienizacao_maos/higienizacao.htm
Promover a remoção de sujidades e da microbiota transitória, reduzindo a microbiota residente das mãos, com auxílio de um antisséptico.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo