Acerca de temas atuais referentes à política, à economia, à ...
Apesar de terem aumentado os casos de racismo que envolvem jogadores brasileiros no futebol europeu, no contexto do futebol brasileiro, esses mesmos casos têm diminuído nos últimos cinco anos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Resposta: ERRADO
Gabarito do Professor: ERRADO
Referências:
Bom dia Brasil. Casos de preconceito contra atletas cresceram 40% nos estádios brasileiros em 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2023/05/23/casos-de-preconceito-contra-atletas-cresceram-40percent-nos-estadios-brasileiros-em-2022.ghtml. Acesso em: 10.09.23
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O caso de Vinicius Junior acendeu um alerta em praticamente todo o mundo contra manifestações de preconceito contra atletas nos campos de futebol. No entanto, as ofensas não ocorrem apenas na Europa, mas também no Brasil - e têm aumentado nos últimos anos. Além disso, não se tratam apenas de racismo, mas também de homofobia.
Segundo um levantamento do Observatório da Discriminação Racial do Futebol, o Brasil viveu um aumento no número de ocorrências de racismo no ano passado. Em 2021, o Observatório registrou 64 situações de racismo. Já em 2022, foram comprovadas 90 situações – um aumento de 40%. A alta se dá porque os atletas têm tomado consciência da necessidade de se fazer denúncias contra as ofensas.
SERTÃO!!!
Na minha opinião aumentou o numero de casos considerados racismo e divulgados na mídia (devido a evolução cultural), se houveram REALMENTE um aumento de casos, é difícil saber, provavelmente não existem esses dados. Então não considero justa a questão.
E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo