Paulo, com 30 anos de idade, é extremamente preocupado ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1875825 Psicologia
    Paulo, com 30 anos de idade, é extremamente preocupado com sua saúde. Fica ansioso e excessivamente alarmado com seu estado geral. Apesar de não apresentar sintoma algum, sempre acha que está contaminado ou que pode desenvolver uma doença grave. Apesar disso, evita avaliações médicas ou consultas de rotina. Diz: “Se me matar, ao menos morro sem esperar. Desde que me dei conta das dificuldades da vida que sou assim. Continuarei porque tem dado certo. Ainda não morri” (sic).

Com base no caso clínico anterior, considerando-se o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-V) bem como as contribuições da psicopatologia, o transtorno apresentado por Paulo é denominado 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

De acordo com o DSM-V, os critérios diagnósticos (A) preocupação com ter ou contrair uma doença grave; (B) sintomas somáticos não estão presentes ou, se estiverem, são de intensidade apenas leve; (C) há alto nível de ansiedade com relação à saúde, e o indivíduo é facilmente alarmado a respeito do estado de saúde pessoal; (D) o indivíduo tem comportamentos excessivos relacionados à saúde (p. ex., verificações repetidas do corpo procurando sinais de doença) ou exibe evitação mal-adaptativa (p. ex., evita consultas médicas e hospitais); (E) preocupação relacionada a doença presente há pelo menos seis meses, mas a doença específica que é temida pode mudar nesse período; e (F) a preocupação relacionada a doença não é mais bem explicada por outro transtorno mental, como transtorno de sintomas somáticos, transtorno de pânico, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno dismórfico corporal, transtorno obsessivo-compulsivo ou transtorno delirante, tipo somático caracterizam o transtorno de ansiedade de doença. 
Tal transtorno ainda se subdivide no subtipo "tipo busca de cuidado", no qual o cuidado médico, incluindo consultas ao médico ou realização de exames e procedimentos, é utilizado com frequência; e o "tipo evitação de cuidado", no qual o cuidado médico raramente é utilizado, que caracteriza o caso clínico apresentado.
Diferencia do transtorno de sintomas somáticos,  outro transtorno da mesma categoria no manual, pelos sintomas somáticos mínimos e por estarem primariamente preocupados com a ideia de estarem doentes; enquanto os primeiros são diagnosticados na presença de sintomas somáticos significativos.

GABARITO: A

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

*** Lembrando que, nos transtornos somáticos, não é a ausência de explicação médica para os sintomas que caracteriza o transtorno, mas sim, como ele se APRESENTAM e como são INTERPRETADOS pelos indivíduos.

DSM-V

GAB. A

TRANSTORNOS DE SINTOMAS SOMÁTICOS E TRANSTORNOS RELACIONADOS

SUBDIVIDEM-SE EM:

  1. Transtornos de Sintomas Somáticos
  2. Transtornos de Ansiedade de Doença
  3. Transtorno Conversivo (Transtorno de Sintomas Neurológicos Funcionais)
  4. Transtorno Factício

Fatores psicológicos que afetam outras condições médicas

Gente, não tem como errar. A letra A descreve extamente o que diz na questão. Errei porque jurava que não existiu esse diagnótico no DSM V. O nome é tão bobo! hahahahahahahahaha

Jurava que seria TOC

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo