O ato de fumar cigarros, comum na sociedade moderna, tem sid...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1875829 Psicologia
O ato de fumar cigarros, comum na sociedade moderna, tem sido associado a diferentes aspectos do adoecimento e mal-estar do organismo. Acerca desse tema, assinale a opção correta.  
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão solicita conhecimentos sobre os efeitos do uso do cigarro.


  1. ERRADO

Percebam que a questão pergunta sobre a percepção da pessoa fumante e não o que realmente pode acontecer ao fumar cigarro. Geralmente, pessoas fumantes que não apresentam queixas de saúde tendem a achar que não são propensas a doenças resultantes do cigarro. Sabemos que o simples fato de fumar um cigarro potencializa as chances de desenvolver problemas de saúde - mas não é isso que a banca procurou afirmar. 


  1. ERRADO

O uso do tabaco pode estar relacionado a doenças como enfarto, derrame, enfisema pulmonar e câncer - consequentemente ao aumento de taxas de mortalidade. De acordo com o Ministério da Saúde, o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano.


  1. CERTO

O bebÊ fica exposto às substâncias nocivas do cigarro que circulam na corrente sanguínea materna. O uso da nicotina na gravidez pode reduzir o fluxo sanguíneo para a placenta e diminui o nível de oxigênio que chega ao feto, podendo - além dos problemas mencionados na afirmativa - ter baixo peso, hemorragias, baixa imunidade, cÂncer e até a morte.


  1. ERRADO

Causa ambas!


  1. ERRADO

Assim como qualquer intervenção psicológica em pacientes com transtorno de uso de substâncias, o profissional deve considerar as idiossincrasias do paciente, ou seja, seu histórico de vida, apoio social e familiar, personalidade, condições socioeconômicas, dentre outros. Dito de outra forma, cada caso é um caso!


Gabarito da professora: LETRA C


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alguém sabe dizer o erro da alternativa "a"?

Também fiquei em dúvida.

Rapazeada a banca foi bem sem noção nessa questão. Eu errei, mas achei a justificativa. Um fumante que fuma 2 maços de cigarros por dia (40 cigarros), é considerado padrão, acima disso que é considerado abuso. a pessoa fumar 40 cigarros por incrível que pareça, esta dentro da normalidade e a banca não considerou se isso é saudável ou nao, apenas focou na questão da quantidade mesmo levando em consideração que abuso tem que ser acima da normalidade

“Não existem níveis seguros para o consumo de cigarros ou de qualquer derivado do tabaco, mas quem fuma dois ou mais maços por dia corre mais riscos de enfarto, derrame, enfisema pulmonar e câncer”, afirma a diretora do Cratod, Luizemir

dos brasileiros

pra ser considerado abusivo, o número de cigarros fumados por dia, é bem menor que esse. por isso, a questão a esta errada

Uma pessoa que fuma de 30 a 40 cigarros POR DIA, não comete abuso no uso, e sim adicção. A pessoa é ADICTA!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo