No preparo de lâminas para as aulas de histologia, frequente...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2235906 Biologia
No preparo de lâminas para as aulas de histologia, frequentemente utilizam-se blocos de tecido animal parafinados que são cortados em micrótomo que gera sessões que serão fixadas e coradas, em lâmina, para a análise microscópica. Para que o tecido animal fique apto a passar por esse processo, é necessária uma fase de clarificação que impregna o tecido com 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão cita o preparo de lâminas para histologia, que passa por determinadas etapas e necessita de uma fase de clarificação para que esteja apto para a análise. Pede-se a alternativa que indique o componente utilizado na impregnação do tecido nessa fase. Para a correta observação de amostras em microscópio, é necessária uma preparação que segue uma sequência de etapas: a coleta da amostra, com a remoção de tecido em vida ou durante necropsia; a fixação, que interrompe o processo metabólico celular e preserva os tecidos para posterior incorporação de substâncias (principais agentes fixadores: formalina, álcool etílico, ácido acético, ácido pícrico, glutaraldeído); desidratação, que remove toda a água das células ou tecidos gradativamente; clarificação (ou diafanização), que remove o álcool incluindo o xilol ou toluol em substituição, o que torna a amostra transparente; inclusão, colocando-se a amostra em meio sólido para posteriores cortes finos (ex. parafina, lâminas de vidro, resina, agarose, agar); corte em finas seções, que podem ser realizados com bisturi ou micrótomo em seção transversal, longitudinal, tangencial ou um corte em micrótomo ultrafino; coloração, para destacar diferentes estruturas da amostra (ex. Hematoxilina “núcleo" e eosina “citoplasma" – tecidos); montagem da lâmina colocando-se a lamínula, um pedaço de vidro, sobre a seção cortada e corada para observação microscópica. (Histotécnica. Disponível em https://atlashistoembrio.uneb.br/histotecnica/. Acesso em setembro de 2023)

 

Fonte da imagem: site epsjv.fiocruz.br



Para que o tecido animal fique apto a passar por esse processo, é necessária uma fase de clarificação que impregna o tecido com:


A) acetona, que, em seguida, é retirada por imersão em água destilada em banho-maria a 37oC por 12 horas. Incorreta. A acetona é utilizada na etapa de fixação histológica para preservar o tecido.


B) solução alcalina tamponada, que neutraliza o pH do tecido e o deixa pronto para receber a coloração. Incorreta. Soluções alcalinas são usadas para descalcificação química, não para clarificação de tecidos.



C) metanol absoluto, que posteriormente é eliminado com a imersão do bloco de tecido em água destilada em banho de gelo por 30 minutos. Incorreta. O metanol é um agente desnaturante utilizado na etapa de fixação histológica para preservação do tecido.



D) xilol, que, posteriormente, será substituído pela parafina aquecida em torno de 58oC. CORRETA. O xilol é miscível em etanol, o que permite sua utilização na etapa de clarificação para substituir o álcool, e posteriormente ser substituído pela parafina aquecida na fase de inclusão.



E) bálsamo do Canadá, que permite a fixação do fragmento de tecido na lâmina de microscopia para posterior coloração. Incorreta. O bálsamo do Canadá é utilizado como meio de selagem permanente, na montagem da lâmina.


 

Gabarito do Professor: D


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo