Em vários aspectos, os métodos e técnicas de administração d...
Em vários aspectos, os métodos e técnicas de administração de órgãos públicos se aproximam dos utilizados na administração de entidades privadas. Com relação a esse assunto, julgue o item subsequente.
Os planos operacionais, que podem ser classificados em
procedimentos, orçamentos, programas e regulamentos, devem
focar aspectos de curto prazo, voltados para a eficiência, e não
para a eficácia.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo
Vamos entender o conceito primeiro. Os planos operacionais são ferramentas de gestão que orientam as atividades de uma organização no curto prazo, podendo ser de fato classificados em procedimentos, orçamentos, programas e regulamentos. Esses planos têm um foco mais imediatista e estão vinculados às tarefas e operações diárias da organização.
Ao falarmos sobre eficiência e eficácia, estamos lidando com dois conceitos distintos dentro da administração. Eficiência está relacionada a fazer as coisas de maneira correta, utilizando os recursos da forma mais otimizada possível (fazer certo as coisas). Já a eficácia está relacionada a fazer as coisas certas que levarão ao alcance dos objetivos e metas (fazer as coisas certas).
No caso dos planos operacionais, o enfoque realmente deve ser na eficiência, pois estamos falando de atividades rotineiras, recursos sendo utilizados no dia a dia para o funcionamento da organização. Eles são desenhados para garantir que as operações ocorram sem desperdícios e da forma mais ágil e econômica possível. Portanto, a assertiva está correta ao afirmar que os planos operacionais devem focar aspectos de curto prazo, voltados para a eficiência, e não para a eficácia. A eficácia é mais relativa aos planos estratégicos, que são voltados para a longo prazo e para o alcance dos objetivos maiores da organização.
É importante lembrar que, apesar das diferenças em algumas áreas, a administração pública e a administração de entidades privadas compartilham muitos métodos e práticas, especialmente no que diz respeito a técnicas de gestão e operação. Entender essa semelhança e as particularidades de cada setor ajudará na resolução de questões como essa em provas de concurso.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O planejamento operacional está focado na eficiência (ênfase nos meios), enquanto que os planejamentos estratégicos e táticos estão focados na eficácia (ênfase nos fins).
Mas cuidado! Na questão Q629883, de 2016, a FCC considerou correto a seguinte assertiva: O planejamento operacional decide “o que fazer” e “como fazer”.
Estratégico - médio prazo, enfasê nos fins, eficácia (visão de futuro)
Tático - curto prazo, enfasê nos fins, eficácia (caminhos exequíveis)
Operacional - curto prazo, enfasê nos meios, eficiência(otimização na aplicação dos recursos disponivéis)
Tratando-se dos níveis de decisões da empresa, a eficácia está relacionada ao nível tático (gerencial, logo abaixo do estratégico), e a eficiência ao nível operacional (como realizar as operações com menos recursos - menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc.).
É forçar demais a barra afirmar que deve focar aspectos de eficiência e não de eficácia, mesmo em se tratando de planos operacionais...vida que segue!
Como que os planos operacionais não visão resultado????
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo