Entre as técnicas utilizadas para intervenções psicoterápica...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D
A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) é uma abordagem terapêutica inovadora integrada às chamadas terapias de terceira geração. Ela se baseia na teoria das molduras relacionais e tem como objetivo principal aumentar a flexibilidade psicológica do paciente. A alternativa D descreve corretamente uma das práticas da ACT, que é treinar o paciente a observar e nomear os eventos que vivencia no ambiente externo e os próprios sentimentos no momento em que essas situações acontecem. Isso é fundamental para a prática da mindfulness ou atenção plena, que é um componente chave da ACT.
Justificativas para as alternativas incorretas:
A - A fundamentação teórica da ACT não é baseada nos princípios psicanalíticos, mas sim na teoria das molduras relacionais e na análise do comportamento. A ACT se foca na aceitação dos eventos internos (pensamentos e sentimentos) e no comprometimento com ações que estejam alinhadas com os valores pessoais do indivíduo. Portanto, a evolução terapêutica nela não está associada ao subconsciente.
B - Na verdade, a ACT aborda diretamente a esquiva experiencial, que é a tentativa de evitar ou escapar de pensamentos, sentimentos e memórias negativas. A ACT visa ajudar os pacientes a aceitar esses eventos internos em vez de evitá-los. Portanto, a presença de esquiva experiencial não torna a ACT inadequada; pelo contrário, é uma das áreas principais de intervenção.
C - A flexibilidade psicológica na ACT não busca evocar experiências passadas para entender os pensamentos presentes, nem evitar mudanças emocionalmente difíceis. Pelo contrário, a ACT encoraja a aceitação de experiências passadas sem julgamentos e promove a ação comprometida com os valores pessoais, mesmo que isso envolva experiências emocionais difíceis.
E - A ACT trabalha com a aceitação de pensamentos associados ao sofrimento, mas não de modo resignado. A aceitação na ACT é ativa e não uma resignação passiva. O objetivo é criar um relacionamento diferente com os pensamentos e sentimentos, permitindo que eles existam sem tentar mudá-los ou controlá-los. Isso implica em viver uma vida rica e significativa, apesar de qualquer sofrimento.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O que é TAC? A Terapia de Aceitação e Compromisso é uma abordagem dentro da linha de Terapia Cognitiva Comportamental que tem no seu modelo de intervenção psicológica dois aspectos centrais: a aceitação do que não pode ser controlado na experiência humana. o compromisso com as ações para melhoria contínua.
D) Os pensamentos associados ao sofrimento são trabalhados para serem aceitos de modo resignado (só concorda e não age para mudar; fica conformado) e integral, o que resulta em melhor qualidade de vida.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo