Em um laboratório de análises clínicas, foi solicitado ...
Nessa situação hipotética, ao analisar a lista de amostras e os microrganismos a serem selecionados, é correto que o técnico prepare
ágar MacConkey com o intuito de favorecer o crescimento das bactérias gram-negativas Escherichia coli e Staphylococcus aureus.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Staphylococcus aureus são cocos gram-positivos.
Não é apropriado preparar ágar MacConkey para favorecer o crescimento das bactérias Escherichia coli e Staphylococcus aureus, uma vez que o ágar MacConkey é seletivo para bactérias gram-negativas, enquanto tanto a Escherichia coli quanto a Staphylococcus aureus são bactérias gram-positivas.
O ágar MacConkey é usado principalmente para isolar e diferenciar bactérias gram-negativas, especialmente aquelas da família Enterobacteriaceae, como Escherichia coli. Ele contém cristal violeta e sais biliares que inibem o crescimento de bactérias gram-positivas, permitindo que as bactérias gram-negativas cresçam e se desenvolvam.
Para favorecer o crescimento de bactérias gram-positivas, como Staphylococcus aureus, você deve usar outros meios de cultura que sejam adequados para esse fim, como ágar sangue ou ágar Manitol Salgado (MSA), que são seletivos para bactérias gram-positivas e podem inibir o crescimento de bactérias gram-negativas. Portanto, você deve selecionar um meio de cultura apropriado para as bactérias que deseja cultivar, levando em consideração sua natureza gram-positiva ou gram-negativa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo