Pereira Passos transformou a cidade bárbara em metrópole d...
(Luiz Edmundo. Rio de Janeiro do meu tempo. Rio de Janeiro: Conquista, 1957. In: História Antiga e Medieval: Reforma urbana de Pereira Passos. Disponível em: histantigamedieval.blogspot.com.)
A reforma urbana empreendida pelo então prefeito do Rio de Janeiro, Pereira Passos, no governo de Rodrigues Alves, contextualiza de certa forma:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O processo histórico abordado na questão pode ser considerado de baixa dificuldade de análise para aqueles que são graduados em História. Trata de revoltas acontecidas durante a chamada República Velha, de 1889 a 1930. O acesso a material para estudo não é difícil, havendo obras específicas sobre as revoltas e a época citadas, como também obras generalistas de boa qualidade tais como Brasil: uma biografia, de Lilia Moritz Schwarcz e Heloísa Starling; e História Concisa do Brasil de Bóris Fausto. Entre a bibliografia específica vale apontar A Revolta da vacina, de Nicolau Sevcenko e A Revolta dos Marinheiros, de Mário Maestri.
A) INCORRETA- O movimento tenentista desenvolveu-se na década de 1920 , expressando a revolta contra o domínio político de oligarquias agrárias, primordialmente paulistas, no governo federal. Não se relaciona com a reforma de Pereira Passos.
B) INCORRETA- A Revolta da Armada, definida de forma correta na alternativa não ocorreu no governo de Rodrigues Alves e com Pereira Passos na prefeitura do Rio de Janeiro. Ela aconteceu entre os governos dos presidentes Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, no início do período republicano, ainda no século XIX
C) CORRETA- A Revolta da Vacina aconteceu na esteira das reformas de Pereira Passos. Não só população de baixa renda perdeu habitação , com a destruição de cortiços e outras casas no centro da cidade do Rio de Janeiro, como foi obrigada à vacinação. O autoritarismo da medida, associada à falta de explicação acerca do porquê da vacinação elevaram os Ânimos de uma faixa de população que já tinha motivos para a revolta, que estoura em novembro de 1904.
D) INCORRETA – A Greve Geral apontada na alternativa não se relaciona com a reforma de Pereira Passos, até mesmo porque aconteceu em 1917, após seu governo. Além disso, a motivação do operariado não tem , nesta greve, a questão da reforma.
RESPOSTA: C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O gabarito desta questão está errado. A resposta correta é letra C.
O gabarito aponta como correta a letra B, entretanto, a Revolta da Armada ocorreu em dois períodos - Primeira revolta da Armada: novembro de 1891 e a Segunda revolta da Armada: setembro de 1893 - março de 1894, o presidente do período era Floriano Peixoto. Rodrigues Alves só chega ao cargo em 1902, invalidado o argumento do gabarito.
A letra C, aponta um fato que realmente aconteceu durante o governo de Rodrigues Alves, que foi a Revolta da Vacina, conjugada a política de reforma urbana promovida pelo prefeito da capital Pereira Passos.
Gabarito B sem base na realidade.
Fontes:
http://querepublicaeessa.an.gov.br/temas/308-revolta-da-armada.html
https://atlas.fgv.br/marcos/reforma-pereira-passos-e-revolta-da-vacina/mapas/o-rio-no-tempo-das-revoltas
O GABARITO ESTA ERRADOOOOOOOOOOOOO
O CORRETO É LETRA C
Gabarito letra C
Já vi umas 5 questões com gabarito errado! Vamos se atualizar hein QConcursos!
O governo de Pereira Passos e a sua reforma urbana do Rio de Janeiro se deu entre 1902 e 1906. Assim, identifica-se facilmente as erradas:
A) O tenentismo foi um movimento político-militar que se desenvolveu durante o período de 1920 a 1935, aproximadamente, sob a liderança dos “tenentes”, nome com que ficaram conhecidos os oficiais revolucionários da época, nem todos verdadeiros tenentes, mas em sua grande maioria oficiais de baixa patente. Constituiu um dos principais agentes históricos responsáveis pelo colapso da Primeira República, ou seja, está inserido no processo de crise da sociedade agroexportadora e do Estado oligárquico no Brasil que culminou com a Revolução de 1930.
B) Rebelião em unidades da Marinha ocorrida entre 1893 e 1894. Começou no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, e chegou ao sul do Brasil, onde a Revolução Federalista acontecia simultaneamente. Sem apoio popular ou do Exército, o movimento foi sufocado pelo presidente Floriano Peixoto, a quem pretendia depor.
D) A Greve Geral de 1917 foi um movimento paredista que se alastrou na maior parte, e notadamente na capital paulista e nos municípios próximos, com a participação de mais de 50 mil trabalhadores.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo