Em um laboratório de análises clínicas, foi solicitado ...
Nessa situação hipotética, ao analisar a lista de amostras e os microrganismos a serem selecionados, é correto que o técnico prepare
ágar infusão cérebro e coração para o isolamento de bactérias fastidiosas como Streptococcus, Neisseria e Haemophilus.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
EU ACHO QUE A QUESTÃO ESTÁ INCORRETA, POIS
O ágar infusão cérebro e coração (BHI) não é um meio de cultura seletivo para bactérias fastidiosas como Streptococcus, Neisseria e Haemophilus. Este meio é mais adequado para o crescimento de uma ampla variedade de microrganismos, incluindo bactérias não fastidiosas.
Para o isolamento seletivo de bactérias fastidiosas, sejam mais adequados meios de cultura específicos que forneçam as condições necessárias para o crescimento desses microrganismos. Por exemplo, para Haemophilus, seria mais protegido o uso de ágar chocolate. Para Streptococcus, podem ser usados meios como ágar sangue ou ágar chocolate modificado.
Portanto, o técnico precisaria escolher meios de cultura mais específicos para atender às necessidades de crescimento desses microrganismos fastidiosos.
O BHI, de fato, não é um meio seletivo, mas um meio de enriquecimento, indicado para cultivo de cepas mais "exigentes" nutricionalmente (fastidiosas), então, para CULTIVO (ou crescimento), e não isolamento, o BHI é, sim, uma boa escolha. Provavelmente pressupõe-se que as cepas já estariam isoladas e sem contaminações
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo