Devido à natureza de abuso de Estados contra seus particular...
(CHAVES, 2015.)
Essa então chamada “Operação Condor” estabeleceu-se a partir dos anos 1960, para combater os movimentos que lutavam contra os regimes militares, sendo uma aliança político-militar entre vários governos conservadores da América e esteve relacionada, dentre outros fatores:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A Operação Condor, um exemplo típico de terrorismo de Estado, foi uma aliança político-militar entre vários governos conservadores da América Latina. Estabelecida na década de 1960, tinha como objetivo combater movimentos de oposição aos regimes militares.
O termo terrorismo ganhou notoriedade recentemente, principalmente após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. A definição de terrorismo é complexa e tem sido amplamente debatida. Até mesmo o Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional não especifica o crime de terrorismo, e há dificuldade em encontrar exemplos em jurisprudências internacionais mais antigas que façam uso desse termo específico.
Entre as alternativas sobre o que a Operação Condor esteve relacionada, a correta é:
- C - À tentativa de neutralização da propagação do socialismo e aos interesses econômicos dos EUA na América do Sul.
Esta alternativa é a mais acertada, pois reflete as principais preocupações dos governos envolvidos na Operação Condor, que visavam combater a influência socialista e proteger os interesses econômicos, especialmente dos Estados Unidos, na região.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta letra C.
A Operação Condor foi uma campanha promovida pelos Estados Unidos, através da formação de oficiais dos países do Cone Sul da América, da Escola das Américas (atual Instituto do Hemisfério Ocidental para a Cooperação em Segurança). Foi desenvolvida e aplicada, pelas ditaduras de direita, com apoio de agentes da CIA na repressão política e terrorismo de Estado envolvendo operações de inteligência, tortura, estupro e assassinato de opositores, a chamada Guerra Suja.
Foi oficial e formalmente implementada em novembro de 1975 pelas ditaduras do Cone Sul. Os principais membros da Condor eram os governos da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Brasil. Treinamento, armas, apoio midiático, jurídico, financeiro e ideológico foram largamente difundidos através de investimento de empresas nacionais e internacionais, violando diversos direitos humanos assinados por esses países na Carta da ONU.
Países e ditadores que receberam a Operação Condor:
- Argentina - Jorge Rafael Videla / Roberto Eduardo Viola / Carlos Alberto Lacoste / Leopoldo Galtieri / Alfredo Oscar Saint-Jean / Reynaldo Benito Antonio Bignone Ramayón;
- Bolívia - Hugo Banzer Suárez;
- Brasil - Artur da Costa e Silva / Emílio Garrastazu Médici / Ernesto Beckmann Geisel / João Baptista de Oliveira Figueiredo;
- Chile - Augusto José Ramón Pinochet Ugarte;
- Paraguai - Alfredo Stroessner Matiauda; e,
- Uruguai - Aparicio Méndez Manfredini / Gregorio Conrado Álvarez Armelino.
Fontes:
https://mondediplo.com/2001/08/12condor
http://news.bbc.co.uk/2/hi/americas/3720724.stm
https://www.telesurtv.net/news/Cinco-preguntas-para-entender-que-fue-el-Plan-Condor-20151105-0007.html
https://en.unesco.org/courier/juillet-aout-2000/democracy-light-dictatorship
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo