Delirium é uma síndrome neuropsiquiátrica que leva a uma fa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1311328 Psiquiatria

Delirium é uma síndrome neuropsiquiátrica que leva a uma falência transitória do funcionamento cerebral. Trata-se de uma condição, por vezes, subdiagnosticada, apesar de sua alta prevalência.


Sobre o delirium, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D

O tema central da questão é o delirium, uma síndrome neuropsiquiátrica caracterizada por uma falência transitória do funcionamento cerebral. Para resolver esta questão, o aluno precisa entender os fatores de risco, características e tratamentos associados ao delirium, bem como sua relação com outras condições, como a demência.

Justificativa:

  • Alternativa A: Correta. Episódio prévio de delirium, idade acima de 65 anos e prejuízo cognitivo prévio são reconhecidos fatores de risco para o desenvolvimento de delirium.
  • Alternativa B: Correta. Alterações no ciclo sono-vigília são uma característica comum do delirium, podendo causar sonolência diurna e/ou agitação noturna.
  • Alternativa C: Correta. Medidas ambientais, como evitar mudanças no quarto dos pacientes hospitalizados, são parte do tratamento do delirium, pois ajudam a manter a orientação e reduzir a confusão.
  • Alternativa D: Incorreta. Apesar de a demência ser um fator de risco para delirium, a afirmação de que a ocorrência de delirium não acarreta em maior risco para demência é incorreta. Estudos mostram que episódios de delirium podem, de fato, estar associados a um aumento no risco de desenvolver demência posteriormente.

Conclusão:

A alternativa incorreta é D, pois ela faz uma afirmação equivocada sobre a relação entre delirium e demência. É importante para os alunos entenderem as interações complexas entre essas condições para responder corretamente a questões como essa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Kaplan 11° edição: não se sabe ao certo se Delirium aumenta o risco de demência, mas o Delirium parece se associar à depressão e TEPT.

Delirium costuma se resolver em 3-7 dias após início do tratamento da causa de base, podendo chegar a 2 semanas. Quanto mais idoso o paciente e quanto mais tempo ele ficou em Delirium, mais tempo leva até que o quadro se resolva.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo