A temática da diversidade tornou-se pauta obrigatória para o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2087741 História
A temática da diversidade tornou-se pauta obrigatória para os sistemas escolares nas últimas décadas. Proveniente de demandas dos movimentos sociais – em particular do Movimento Negro, desde o início do século XX, e, mais recentemente, na década de 1980, do Movimento de Trabalhadores em Educação – a diversidade foi sendo gradualmente incorporada aos currículos tanto a partir de práticas de professores que reconheceram a necessidade de atuar em prol de uma reeducação das relações raciais quanto em decorrência das imposições previstas pelas Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que instituíram a obrigatoriedade do estudo da história e da cultura afrodescendente, africana e indígena. Apesar disso, a tarefa não tem sido realizada de forma pacífica, uma vez que a realização efetiva das mudanças que essa agenda requer implica no enfrentamento de aspectos centrais do chamado sistema-mundo moderno-ocidental, o qual pressupõe a raça e o racismo como seus elementos estruturantes e constituintes.
(QUIJANO, 2005.)
A BNCC (Base Nacional Curricular Comum) traz em vários momentos a discussão sobre a diversidade e preconiza dentre outros aspectos relativos a essa temática: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A matéria de diversidade é um tema que ganhou grande relevância nos sistemas de ensino ao longo das últimas décadas. Esta importância é resultado do esforço e da luta de diversos movimentos sociais, notavelmente o Movimento Negro do início do século XX e o Movimento de Trabalhadores em Educação nos anos 80. A incorporação da diversidade nos currículos escolares manifesta-se tanto nas práticas de docentes conscientes da necessidade de promover uma reeducação das relações raciais, quanto em atendimento às legislações específicas - Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 -, que tornaram obrigatórios o estudo da história e da cultura afrodescendente, africana e indígena.

Contudo, a implementação dessas iniciativas não é simples, pois envolve desafios significativos. A mudança requerida por essa agenda educacional demanda o enfrentamento de aspectos fundamentais do sistema-mundo moderno-ocidental, que é baseado em conceitos raciais e racismo como componentes essenciais de sua estrutura.

A BNCC (Base Nacional Curricular Comum), ao abordar a questão da diversidade, estimula a reflexão e ação sobre vários pontos relacionados a esse tema. Dentre as alternativas apresentadas, a resposta correta é:

A) A necessidade de abordar a temática de forma a expor e questionar as estruturas de poder, reivindicando currículos e práticas educacionais que valorizem e respeitem as diferenças.

Essa opção destaca a importância de promover uma educação que não apenas reconheça as diferenças, mas que também desafie o status quo e incentive práticas que apoiam a diversidade de forma significativa.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: letra A

Resposta letra A.

Práticas educativas voltadas às diferenças estão presentes desde a formação dos anos iniciais, além da problematização da visão esteriotipada, esta sempre sendo questionada, de forma que seja evidenciada o carater científico do saber histórico.

Fonte:

https://www.alex.pro.br/BNCC%20Hist%C3%B3ria.pdf

Preconiza é uma palavra que não se usa muito, aí se não prestar atenção erra algo que vc já sabe. A resposta é alternativa A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo