Paciente, sexo feminino, 32 anos de idade, foi diagnosticad...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A.
Canelite anterior, também conhecida como síndrome do estresse tibial medial, é uma condição frequentemente observada em corredores e atletas que envolve dor na parte anterior da canela.
A questão aborda a etiologia e a manifestação clínica relacionada à canelite anterior, exigindo do candidato conhecimento sobre a biomecânica da perna, especificamente em relação aos músculos envolvidos e ao padrão de dor.
Justificativa da alternativa A: A resposta correta descreve a canelite anterior como sendo causada pelo uso repetitivo do músculo tibial anterior, e menciona a associação com um complexo gastrocnêmio-sóleo hipomóvel e um músculo tibial anterior fraco. A característica da dor, que aumenta com a dorsiflexão ativa e quando o músculo é alongado durante a flexão plantar, está correta e reflete o padrão clínico observado nessa condição.
Análise das alternativas incorretas:
B: Esta alternativa descreve a condição em termos do músculo tibial posterior, que está mais associado à síndrome do estresse tibial medial na parte posterior da perna, não à canelite anterior.
C: Esta opção menciona um complexo gastrocnêmio-sóleo fraco e um músculo tibial anterior hipomóvel, mas a descrição sobre a dor que diminui com a plantiflexão ativa está incorreta, uma vez que a dor geralmente aumenta com atividade.
D: Novamente, a menção ao músculo tibial posterior está incorreta para a canelite anterior. A descrição da dor durante a pronação ativa também não corresponde à sintomatologia típica da canelite anterior.
E: Embora mencione o uso repetitivo de ambos os músculos tibial posterior e anterior, a descrição não é precisa para a canelite anterior, principalmente no que diz respeito ao padrão de dor descrito.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Ocorre pelo uso repetitivo do músculo tibial anterior, estando associado a ela um complexo gastrocnêmio-sóleo hipomóvel e um músculo tibial anterior fraco. A dor aumenta com a dorsiflexão ativa e quando o músculo é alongado durante a flexão plantar
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo