As tarifas aduaneiras impostas pelo Brasil no século XIX, qu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q97287 História
Com relação ao Brasil Império, julgue os itens a seguir.

As tarifas aduaneiras impostas pelo Brasil no século XIX, que começaram a ser criadas a partir da década de 40 daquele século, impulsionaram o país a um programa de industrialização de tipo inglesa já no Império.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Considerando a afirmação sobre as tarifas aduaneiras na época do Brasil Império, é importante esclarecer que a imposição dessas tarifas, iniciadas na década de 1840, não resultou em um programa de industrialização de tipo inglês. Na verdade, apesar de algumas iniciativas protecionistas, a economia brasileira da época manteve-se amplamente agrária e baseada na exportação de commodities, como açúcar e café.

O desenvolvimento industrial no Brasil, nos moldes da Revolução Industrial inglesa, só veio a acontecer de forma mais significativa no século XX, especialmente após a crise de 1929, quando o modelo agroexportador mostrou suas fragilidades. Por isso, dizer que o Brasil adotou um programa de industrialização semelhante ao inglês já no período imperial é incorreto.

Portanto, a alternativa correta é E - errado, uma vez que a afirmação proposta não condiz com o contexto histórico e econômico do Brasil Império.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado.

Lembrando que no Império a economia brasilera basea-se majoritariamente na mão-de-obra escrava.

Ou seja, a questão está correta até o segunite ponto:
"As tarifas aduaneiras impostas pelo Brasil no século XIX, que começaram a ser criadas a partir da década de 40 daquele século, impulsionaram o país a um programa de industrialização de tipo inglesa."
Um dos principais fatores que impulsionaram a industrialização foi o CAFÉ o chamado "ouro preto" e não as tarifas aduaneiras como diz a questão.
É inegável o caráter industrialista da lei de 1844. O sucesso da cafeicultura e suas rendas seguras teriam acomodado a elite nacional, que não buscou alternativas de superação e desenvolvimento.As associações de promoção industrial, como a Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional, criada em 1827, e a Associação Industrial, de 1881, não parecem ter sido capazes de fazer lobby junto ao governo para uma política industrial mais proativa que superasse apenas a sucessão de leis tarifárias, primordialmente voltadas para a arrecadação e para a composição do orçamento. É por isso que João Antônio de Paula destaca não ter havido industrialização no sentido de mudança completa do modelo de produção da sociedade, defendendo o uso da expressão “surto industrial”. Estas associações apesar de inspiradas nas ideias intervencionistas de Friedrich List, ainda teriam de esperar até o século XX para que o Estado brasileiro as colocasse em prática de modo sistemático e eficaz.

INDUSTRIALIZAÇÃO = VARGAS

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo