Referente ao recrutamento muscular ocasionado pela eletroes...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: E
Vamos explorar o conceito por trás da questão. A eletroestimulação é uma técnica que utiliza correntes elétricas para provocar contrações musculares. Quando aplicamos um estímulo elétrico, as fibras nervosas são recrutadas em uma ordem diferente da que ocorre com a contração voluntária dos músculos.
No caso da eletroestimulação, as fibras nervosas mais próximas do eletrodo e com limiar mais baixo são recrutadas primeiro. Estas características são típicas das fibras nervosas motoras associadas às fibras musculares do tipo II, que são de contração rápida, mas menos resistentes à fadiga. Portanto, na eletroestimulação, as fibras do tipo II são ativadas antes das fibras do tipo I, que são de contração lenta e mais resistentes à fadiga.
Agora, vamos justificar cada alternativa:
A - Incorreta: Esta alternativa afirma que as fibras do tipo I, que têm um limiar mais alto, são estimuladas primeiro. Isso está incorreto, pois na eletroestimulação, as fibras do tipo II, com limiar mais baixo, são recrutadas primeiro.
B - Incorreta: Nesta alternativa, a afirmação de que fibras nervosas distantes, com limiar mais alto, são estimuladas primeiro não é correta. As fibras mais próximas e com limiar mais baixo são aquelas que são primeiramente recrutadas.
C - Incorreta: A ideia de que fibras distantes e com limiar mais baixo são recrutadas primeiro está errada. É a proximidade com o eletrodo e o limiar mais baixo que determinam o recrutamento inicial.
D - Incorreta: A afirmação sobre fibras entre os eletrodos com limiar mais baixo está incompleta e imprecisa, já que o correto é considerar fibras próximas ao eletrodo, não entre.
E - Correta: A alternativa corretamente afirma que as fibras nervosas mais próximas do eletrodo e com limiar mais baixo são recrutadas primeiro, ativando assim as fibras musculares do tipo II.
Entender como a eletroestimulação atua no recrutamento muscular é crucial para sua aplicação correta na reabilitação e treinamento físico.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
RESPOSTA: E
A principal diferença entre contrações musculares estimuladas eletricamente e as contrações iniciadas fisiologicamente é a ordem de recrutamento de unidades motoras. Com a estimulação elétrica, as fibras nervosas com axônios de maiores diâmetros, que inervam as maiores fibras musculares de contração rápida tipo II, são ativadas primeiro e aquelas com um menor diâmetro axonal são recrutadas depois. Em contraste, com a contração fisiológica, as menores fibras nervosas, e, portanto, as menores fibras musculares de contração lenta do tipo I, são recrutadas antes dos maiores nervos e fibras musculares.As fibras de contração rápida e maiores, que se contraem preferencialmente em resposta à estimulação elétrica, fadigam-se e se atrofiam rapidamente com o desuso, enquanto as pequenas fibras de contração lenta preferencialmente recrutadas fisiologicamente, são mais resistentes à fadiga e atrofia.
Quanto menor o limiar de excitabilidade da fibra nervosa, mais facilmente esta será recrutada, ou seja, um limiar baixo quer dizer baixa resistência à excitação, não precisa de um estímulo elevado para ser recrutada.
GABARITO:E
FIBRAS DE CONTRAÇÃO LENTA (Tipo I)
- Sistema de energia utilizado: AERÓBICO;
- Contração muscular lenta;
- Capacidade oxidativa (utiliza o oxigênio como principal fonte de energia);
- Coloração: Vermelha (devido ao grande número de mioglobina e mitocôndrias);
- São altamente resistentes à fadiga;
- São mais apropriadas para exercícios de longa duração;
- Predomina em atividade aeróbicas de longa duração como natação, corrida.
FIBRAS DE CONTRAÇÃO RÁPIDA (Tipo II)
- Sistema de energia utilizado: ANAERÓBICO;
- Alta capacidade para contrair rapidamente (a velocidade de contração e tensão gerada é 3 a 5 vezes maior comparada às fibras lentas);
- Capacidade glicolítica (utiliza a fosfocreatina e glicose);
- Coloração: Branca;
- Fadigam rapidamente;
- Gera movimentos rápidos e poderosos;
- Predomina em atividades anaeróbicas que exigem paradas bruscas, arranques com mudança de ritmo, saltos. Ex.: basquete, futebol, tiros de até 200 metros, musculação, entre outros.
Os dois tipos estão presentes em todos os grupos musculares do organismo, no entanto, há o predomínio de um tipo sobre o outro dependendo do músculo e de fatores genéticos.
Na contração estimulada eletricamente
Ordem de recrutamento
1º Fibras do tipo II (que são superficiais, mais fortes e maiores)
2º Fibras do tipo I (que são profundas, mais fracas e menores)
A ordem de recrutamento é primeiro os músculos músculos mais fortes (MAIS PRÓXIMOS DO ELETRODO) e depois os mais fracos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo