Acerca do fenômeno de que trata o texto precedente e das pri...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2234952 Biologia
     Nas primeiras semanas de janeiro de 2020, observou-se a ocorrência do evento de floração na Lagoa da Conceição, em Florianópolis – Santa Catarina. Segundo declaração de técnicos do Laboratório de Ficologia da Universidade Federal de Santa Catarina, a massa flutuante observada era composta por algas diversas, como diatomáceas, cianobactérias, algas verdes e vermelhas. Havia algas vivas e em decomposição, não tendo sido observadas, na composição das amostras analisadas, espécies produtoras de toxinas.

Internet: <www.nsctotal.com.br> (com adaptações). 

Acerca do fenômeno de que trata o texto precedente e das principais características morfológicas e fisiológicas dos grandes grupos de microalgas, julgue o item subsequente. 
As diatomáceas presentes nessa floração sintetizam luciferina, sendo capazes de produzir bioluminescência.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Essa questão traz um texto sobre a ocorrência de floração em janeiro de 2020 em Florianópolis – SC, e pede a análise do item sobre as diatomáceas presentes nesse evento sintetizarem luciferina, capazes de produzir bioluminescência. O excesso de matéria orgânica aumenta a quantidade de nutrientes, compostos ricos em fósforo e nitrogênio, aumentando desordenadamente a quantidade de algas na superfície da água que impede a passagem de luz para o fundo. Esse processo pode levar a uma eutrofização, quando há redução na quantidade de oxigênio dissolvido na água e consequente morte de animais da camada inferior dos rios, pois os vegetais (algas) que necessitam da luz no fundo são impedidos de realizar uma fotossíntese eficiente, diminuindo a quantidade desse Odisponível. As algas são seres uni ou pluricelulares, autotróficos (realizam fotossíntese) e eucariontes, podem viver em água doce ou salgada, ou em ambiente terrestre úmido. As diatomáceas pertencem ao filo bacilariófitas, que apresentam carapaça rígida e possuem clorofila a e c, além de outros pigmentos. Algumas algas apresentam bioluminescência, como os dinoflagelados Noctiluca, que oxidam uma proteína chamada luciferina através da enzima luciferase. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia Hoje. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2014; Linhares, S.; Gewandsznajder, F.; Pacca, H. Biologia Hoje. 3ª ed. São Paulo, SP. Ed. Ática, 2016)

Fonte da imagem: site engquimicasantossp.com.br



As diatomáceas presentes nessa floração sintetizam luciferina, sendo capazes de produzir bioluminescência.


As diatomáceas são algas pertencentes ao filo Bacillariophyta (bacilariófitas), que não apresentam bioluminescência. Os dinoflagelados sintetizam luciferina e apresentam bioluminescência através da reação química com o oxigênio. Portanto, este item está incorreto.



Gabarito do Professor: ERRADO


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: errado.

A bioluminescência é produzida por componentes do fitoplâncton, principalmente dinoflagelados como a Noctiluca. Esta alga é a responsável pelos pontos de luz azul-esverdeada produzidos na areia das praias e na água, visíveis durante a noite.

Fonte: https://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html#:~:text=A%20bioluminesc%C3%AAncia%20%C3%A9%20produzida%20por,%C3%A1gua%2C%20vis%C3%ADveis%20durante%20a%20noite.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo