Analise as afirmativas a seguir: I. É possível elaborar se...
I. É possível elaborar sequências com elementos coesivos que não constituem um texto, por faltar-lhes coerência. Tais como o exemplo a seguir: “O dia está bonito, pois ontem encontrei seu irmão no cinema. Não gosto de ir ao teatro porque lá há muitos filmes divertidos”.
II. A nominalização é o emprego de um verbo que remete a um substantivo enunciado anteriormente. Por exemplo: “Eles foram testemunhar sobre o caso. O juiz disse, porém, que tal testemunho não era válido por serem parentes do assassino”. Nesse exemplo, o advérbio “testemunho” remete o enunciador (“leitor”) para o substantivo “testemunhar”.
III. A hipérbole é uma figura de linguagem usada para se contar um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Ela é usada pelo autor para se referir a objetos do mundo real e costuma estar presente em notícias e textos jornalísticos. A hipérbole também é muito comum e bastante útil em poemas, canções e textos instrucionais.
Marque a alternativa CORRETA:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (10)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - Apenas uma afirmativa está correta.
Tema central da questão:
A questão foca na compreensão de conceitos relacionados à coesão e coerência textuais, nominalização e figuras de linguagem. Para resolvê-la, é necessário entender esses conceitos da morfologia e da estilística do Português.
Justificativa da alternativa correta:
Afirmativa I: Está correta. Ela aborda a ideia de que mesmo usando conectivos, um texto pode não fazer sentido (falta de coerência). O exemplo dado mostra frases que são coesas, mas carecem de coerência, ou seja, não têm conexão lógica.
Afirmativa II: Está incorreta. A explicação sobre nominalização está errada. Nominalização é transformar um verbo ou adjetivo em substantivo, mas no contexto dado, "testemunho" é um substantivo derivado do verbo "testemunhar", e não um advérbio. Portanto, a definição e o exemplo são mal aplicados.
Afirmativa III: Está incorreta. A descrição está relacionada à narração e não à hipérbole. A hipérbole é uma figura de linguagem que exagera uma ideia para enfatizar um ponto, e não para contar uma história ou fato. A confusão entre hipérbole e narração torna essa afirmativa errada.
Portanto, a única afirmativa correta é a I, justificando a alternativa B como correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Aqui, tem que entrar o comentário dos professores né!!! Cadê???
Banca confusa da poxa, viu
Gente, achei alguns erros:
AFIRMATIVA II : Nesse exemplo, o advérbio “testemunho” remete o enunciador (“leitor”) para o substantivo “testemunhar”. (TESTEMUNHO É SUBSTANTIVO)
AFIRMATIVA III : A DEFINIÇÃO DE HIPÉRBOLE ESTÁ ERRADA. Segue a definição correta:
A hipérbole é uma figura de linguagem muito comum utilizada para passar uma ideia de intensidade por meio de expressões exageradas intencionalmente. Ex: Eu estou congelando de frio! Fonte: português.com.br
Espero que tenha ajudado um pouco, se mais alguém conseguir complementar !!
I - INCORRETA. A afirmativa fala que os elementos coesivos "não constituiriem um texto, por faltar-lhe coerência." Ora, sem dúvida há um texto, embora ele não tenha coerência. Isto é, a coerência não é a característica que define a existência de um texto.
II - INCORRETA. Nominalização existe, também pode ser entendida como substantivação que é exatamente o que acontece com "testemunho".
III - INCORRETA. Não se trata da definição de hipérbole.
A questão é anulável.
Comentário de professores, por favor!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo