Na rotina dos Jornalistas, há um excesso de fatosmas apenas ...
Na rotina dos Jornalistas, há um excesso de fatosmas apenas uma pequena parte deles vira notícia. Para escolher, os jornalistas se utilizam de critérios de noticiabilidade. Em relação aos critérios objetivo para se escolher o que será notícia, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Proximidade: valor-notícia que deriva mais de relações comerciais, culturais e populacionais do que de aspectos geográficos.
II. Atualidade: a novidade do ainda não conhecido, podendo tornar atraente uma notícia na medida em que corresponda a alguma aspiração ou desejo comum.
III. Intensidade: aspecto relacionado às cifras muito pequenas ou muito grandes, pelo valor retórico resultante da dificuldade de o leitor precisar tais quantidades, podendo gerar distorções.
IV. Ineditismo: raridade de fato cujo grau de improbabilidade seja aceito como possível, de acordo com a credibilidade do veículo de comunicação.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para responder à questão sobre os critérios de noticiabilidade utilizados pelos jornalistas, é essencial entender que o jornalismo utiliza um conjunto de parâmetros para filtrar e selecionar quais fatos se tornarão notícia. Esses critérios ajudam a definir a relevância, o interesse e o impacto de determinados acontecimentos.
Vamos analisar cada assertiva para compreender os conceitos e identificar a alternativa correta, que é a letra E.
I. Proximidade: Este critério refere-se à relevância que os fatos têm para um público específico, muitas vezes relacionado a fatores geográficos, mas também a laços culturais e sociais. A assertiva está correta ao mencionar a proximidade, apesar de não enfatizar os aspectos geográficos, que também são importantes.
II. Atualidade: Este é um critério fundamental no jornalismo, pois as notícias precisam ser novas e relevantes para atrair o interesse do público. A ideia de que a novidade pode corresponder a desejos comuns é correta, pois notícias recentes tendem a capturar a atenção das pessoas.
III. Intensidade: A intensidade refere-se à repercussão ou impacto que determinado fato pode ter, muitas vezes relacionado a eventos com cifras extremas, como muito grandes ou muito pequenas. A assertiva destaca corretamente a dificuldade que o público pode ter em entender esses números, o que pode tornar a notícia mais chamativa, mas também gerar distorções.
IV. Ineditismo: Este critério está relacionado à raridade e à singularidade de um evento. Fatos inéditos ou improváveis que, no entanto, são aceitos como possíveis devido à credibilidade do veículo de comunicação, têm grande potencial de se tornarem notícia.
Cada assertiva está correta dentro do contexto dos critérios de noticiabilidade, e por isso a alternativa E é a correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Quer dizer que proximidade não envolve aspecto geográfico? Então tá.
1) Proximidade: valor-notícia que deriva mais de relações comerciais, culturais e populacionais do que de aspectos geográficos;
2) Atualidade: a novidade do ainda não conhecido, podendo tornar atraente uma notícia na medida em que corresponda a alguma aspiração ou desejo comum;
3) Identificação Social: a lógica da produção da notícia sugere a mesma necessidade de identificação social das classes sociais mais baixas em relação às mais altas, nas sociedades divididas em classes, quando produtos e modas são transmitidos e imitados de forma verticalizada, ascendente e por contiguidade;
4) Intensidade: aspecto relacionado às cifras muito pequenas ou muito grandes, pelo valor retórico resultante da dificuldade de o leitor precisar tais quantidades, podendo gerar distorções;
5) Ineditismo: raridade de fato cujo grau de improbabilidade seja aceito como possível, de acordo com a credibilidade do veículo de comunicação;
6) Identificação Humana: em uma primeira escala, há os olimpianos (Edgard Morin) ou celebridades, mas também ocorre quando pessoas reúnem atributos desejáveis ou idealizados pelos outros ou quando há identificação com aspirações comuns de pessoas também comuns.
NILSON LAGE
Gente, como assim essa I tá correta?
"Segundo " Zé das Couves, "de acordo com" Fulano de Tal, "nas palavras" da Mãe Joana...
O enunciado não cita, mas essa é a visão de Nilson Lage.
Esse tipo de questão é (mais) uma sacanagem, porque para respondê-la corretamente vc teria de ter lido todos os livros sobre jornalismo, de todos os autores, de todas as época.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo