Originando-se de espessas camadas de sedimentos que d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2234962 Biologia
      Originando-se de espessas camadas de sedimentos que datam do período Terciário, os solos do bioma do cerrado são geralmente profundos, azonados, de cor vermelha ou vermelha amarelada, porosos, permeáveis, bem drenados e, por isso, intensamente lixiviados. O teor de matéria orgânica desses solos é pequeno, ficando geralmente entre 3% e 5%. Como o clima é sazonal, com um longo período de seca, a decomposição do húmus é lenta. Sua microflora e micro/mesofauna são ainda muito pouco conhecidas. Quanto às suas características químicas, eles são bastante ácidos, com pH que pode variar de menos de 4 a pouco mais de 5. 
Internet: <ecologia.ib.usp.br/cerrado> (com adaptações).
Considerando as informações apresentadas no texto precedente, julgue o item que se segue, acerca de solo e geologia.
O fato de o solo ser permeável indica que, em uma eventual análise granulométrica do solo, a proporção de argila provavelmente será maior que a de areia.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão acima tem como a relação entre tipo de solos e sua relação com a permeabilidade, ou seja, a capacidade do solo de circular água em seu interior. Nela, o candidato precisa afirmar se um solo que tenha a característica de ser permeável, possui mais argila do que areia em sua composição.

Para responder essa afirmação, primeiramente é necessário entender que argila e areia são sedimentos, que são formados a partir do processo de intemperismo, que consiste na formação e desenvolvimento de solos a partir do desgaste das rochas por meio de agentes exógenos (como água e temperatura).

Os três tipos de sedimentos do solo são: Silte (maiores sedimentos), Areia (sedimentos com tamanho médio) e Argila (menores sedimentos possíveis). Desse modo, os solos mais desenvolvidos possuem menores sedimentos, portanto, solos argilosos são os solos mais profundos e que sofreram um maior processo de intemperismo.

Porém, solos argilosos, que são sedimentos de texturas pequenas e bem achatadas, faz com que esse tipo de solo "segure" a água e não permita que a água circule pelo interior do solo, fazendo com o mesmo seja mais impermeável, ou seja, os solos argilosos "encharcam" mais rápido.
Agora em solos arenosos, em que os sedimentos são maiores, os espaços entre essas partículas são maiores. Com isso, a água circula com mais facilidade, aumentando sua permeabilidade

Sendo assim, solos mais permeáveis possuem em sua análise granulométrica uma maior quantidade de areia do que de argila.

Portanto, a afirmação está ERRADA.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: errado.

Assim, verificou-se que o solo agrícola é o mais permeável, seguido dos solos arenosos. O solo argiloso é o menos permeável retendo a maior parte da água.

Fonte: https://webpages.ciencias.ulisboa.pt/~rfcruz/relats/reltlb12.html#:~:text=Assim%2C%20verificou%2Dse%20que%20o,a%20maior%20parte%20da%20%C3%A1gua.

ERRADO

''O teor de matéria orgânica desses solos é pequeno, ficando geralmente entre 3% e 5%''

>> O que é granulometria do solo? A análise da granulometria do solo verifica a distribuição das partículas que nele constituem, sejam elas de natureza inorgânica ou mineral, em classes de tamanho. Essa informação também é chamada de fração granulométrica.

a argila tem tendencia a reter a agua

ERRADO

Solos permeáveis e bem drenados, como os descritos no texto, são geralmente compostos por uma maior quantidade de partículas de areia, que permitem uma maior infiltração de água, do que de partículas de argila, que tendem a reter mais a água no solo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo