Durante o início da implantação da colonização portuguesa em...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2008 Banca: UEG Órgão: TJ-GO Prova: UEG - 2008 - TJ-GO - Escrivão Judiciário |
Q425896 História e Geografia de Estados e Municípios
Durante o início da implantação da colonização portuguesa em Goiás, foi proibida a navegação dos rios Araguaia e Tocantins. Pode-se afirmar CORRETAMENTE que esta medida
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra A 

visava impedir o contrabando de ouro produzido em Goiás.

GABARITO A

Foi proibida a navegação dos rios Araguaia e Tocantins.

https://www.jornaldotocantins.com.br/editorias/opiniao/tend%C3%AAncias-ideias-1.456289/hidrovia-araguaia-tocantins-dois-s%C3%A9culos-de-luta-1.960406

PMGO.

A finalidade da coroa era o Ouro, então ela queria fiscalizção

GAB: A

Para controlar e regulamentar a atividade mineradora foi criada a Intendência das Minas, um governo especial para as zonas auríferas, diretamente vinculada a Lisboa. A Intendência respondia pelo policiamento e pela cobrança de tributos, o responsável pela Intendência era um superintendente das Minas. Merece destacar que em 1728, o Anhanguera foi nomeado superintendente das minas de Goiás. Também foram adotadas outras medidas a fim de evitar conflitos entre os aventureiros e o contrabando. Destacam-se:

  • Proibição de abertura de novas estradas em direção às minas.
  • Proibição de navegação pelos rios.

Dessa forma, a fim de manter severo controle do ouro produzido na região a coroa proibiu a abertura de novas estradas em direção às minas, mantendo aberta apenas uma, onde se fazia severa fiscalização. Além disso, foi proibida a navegação por meio dos rios, que resultou em abandono e isolamento da região.

Os impostos cobrados em Goiás: o sistema de capitação, instituído em 1736, vigorou até 1751, na tentativa de evitar o contrabando. Esse sistema consistia no pagamento de uma quantia por cabeça de escravos possuídos. A partir de 1751, voltou-se ao pagamento do quinto, que consistia na cobrança da quinta parte de todo ouro extraído, o qual deveria ser levado às Casas de Fundição de Vila Boa (instalada em 1751) e São Félix (instalada em 1754, mais tarde transferida para Cavalcante em 1796), pois todo ouro, para sair da Capitania, deveria ser fundido em barras, ter o carimbo da coroa e uma guia para exportação. Essas Casas de Fundição foram extintas em 1807.

Fonte: Professor Nilson Freitas Oliveira/Apostila Tese Concursos/meus resumos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo