Originando-se de espessas camadas de sedimentos que d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2234963 Geografia
      Originando-se de espessas camadas de sedimentos que datam do período Terciário, os solos do bioma do cerrado são geralmente profundos, azonados, de cor vermelha ou vermelha amarelada, porosos, permeáveis, bem drenados e, por isso, intensamente lixiviados. O teor de matéria orgânica desses solos é pequeno, ficando geralmente entre 3% e 5%. Como o clima é sazonal, com um longo período de seca, a decomposição do húmus é lenta. Sua microflora e micro/mesofauna são ainda muito pouco conhecidas. Quanto às suas características químicas, eles são bastante ácidos, com pH que pode variar de menos de 4 a pouco mais de 5. 
Internet: <ecologia.ib.usp.br/cerrado> (com adaptações).
Considerando as informações apresentadas no texto precedente, julgue o item que se segue, acerca de solo e geologia.
Um dos fatores que controlam a formação dos diferentes tipos de solo é o intemperismo químico, que é favorecido e acelerado em ambientes secos devido à ação do vento e à alta incidência de radiação. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão acima tem como tema o intemperismo e o processo de formação do solo no Planeta Terra. Nela, o candidato precisa julgar a afirmação que aponta que o intemperismo químico é um dos fatores que controlam a formação de diferentes tipos de solo, que é favorecido por meio de ambientes secos que promovem esse processo de transformação por meio da ação do vento e da alta radiação solar.

Para responder e julgar essa afirmativa, o candidato precisa saber o que é intemperismo químico e quais são os agentes externos que contribuem para a formação do solo por meio desse processo.

Primeiramente, cabe destacar que o intemperismo é um processo natural caracterizado pelo desgaste das rochas. Ele é corretamente classificado, conforme sua origem, em intemperismo físico, intemperismo químico e intemperismo biológico. São fatores que influenciam no intemperismo o relevo, o clima, a geologia, o tempo e os seres vivos.

O intemperismo químico, alvo da nossa análise, é o processo de decomposição química das rochas, em que ocorre a transformação da composição química das estruturas rochosas. Esse processo ocorre especialmente por ação da água, como as precipitações, sendo comum em zonas de clima quente e úmido, tendo como agente externo principal as chuvas.

O outro tipo de intemperismo mais comum da formação de solos é o intemperismo físico que consiste na desagregação física das rochas, ou seja, o bloco rochoso sofre uma fratura em suas suas estruturas, dividindo-se em pequenos pedaços de rochas e minerais. Esse processo ocorre especialmente em localidades de clima mais frio e seco, tendo como agentes externos principais a radiação solar, a neve e o vento.

Portanto, conforme já explicado, o intemperismo químico é favorecido em ambientes úmidos onde ocorrem um grande volume de chuvas.

Desse modo, a afirmação está ERRADA.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O químico é favorecido pela presença de umidade.

A questão descreve o intemperismo físico e não químico.

Os principais causadores do intemperismo físico são os ventos, o gelo e degelo da água, o alívio de pressão sobre uma rocha e a variação de temperatura (amplitude térmica). É muito comum em ambientes de clima seco ou desértico.

O intemperismo físico consiste na desagregação mecânica dos elementos que constituem a rocha, sem que haja alteração de sua estrutura química. Geralmente este tipo de intemperismo ocorre relacionado às variações de temperatura do ambiente. O aumento da temperatura causa dilatação dos minerais que compõem a rocha, enquanto que sua diminuição causa compressão.

O intemperismo químico é aquele onde existe uma alteração da estrutura química das rochas, transformando um elemento da rocha original em outro, como em uma reação química. O principal agente do intemperismo químico é a água. 

Gabarito"Errado".

O intemperismo químico é um processo natural de desintegração das rochas que ocorre devido à ação de reações químicas. Esse processo não é acelerado em ambientes secos, mas sim em ambientes úmidos, onde há uma maior disponibilidade de água para as reações químicas.

Em ambientes úmidos, a água atua como um agente importante no intemperismo químico, dissolvendo minerais e promovendo reações químicas que fragmentam as rochas ao longo do tempo. Em contraste, em ambientes secos, a falta de água limita a ocorrência dessas reações químicas.

Portanto, a alta incidência de radiação e a ação do vento em ambientes secos podem afetar outros processos geológicos, como a erosão e a dessecação, mas não aceleram o intemperismo químico, que é favorecido por condições úmidas.

Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo