Originando-se de espessas camadas de sedimentos que d...
Internet: <ecologia.ib.usp.br/cerrado> (com adaptações).
Considerando as informações apresentadas no texto precedente, julgue o item que se segue, acerca de solo e geologia.
Um dos fatores que controlam a formação dos diferentes tipos de solo é o intemperismo químico, que é favorecido e acelerado em ambientes secos devido à ação do vento e à alta incidência de radiação.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para responder e julgar essa afirmativa, o candidato precisa saber o que é intemperismo químico e quais são os agentes externos que contribuem para a formação do solo por meio desse processo.
Primeiramente, cabe destacar que o intemperismo é um processo natural caracterizado pelo desgaste das rochas. Ele é corretamente classificado, conforme sua origem, em intemperismo físico, intemperismo químico e intemperismo biológico. São fatores que influenciam no intemperismo o relevo, o clima, a geologia, o tempo e os seres vivos.
O intemperismo químico, alvo da nossa análise, é o processo de decomposição química das rochas, em que ocorre a transformação da composição química das estruturas rochosas. Esse processo ocorre especialmente por ação da água, como as precipitações, sendo comum em zonas de clima quente e úmido, tendo como agente externo principal as chuvas.
O outro tipo de intemperismo mais comum da formação de solos é o intemperismo físico que consiste na desagregação física das rochas, ou seja, o bloco rochoso sofre uma fratura em suas suas estruturas, dividindo-se em pequenos pedaços de rochas e minerais. Esse processo ocorre especialmente em localidades de clima mais frio e seco, tendo como agentes externos principais a radiação solar, a neve e o vento.
Portanto, conforme já explicado, o intemperismo químico é favorecido em ambientes úmidos onde ocorrem um grande volume de chuvas.
Desse modo, a afirmação está ERRADA.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O químico é favorecido pela presença de umidade.
A questão descreve o intemperismo físico e não químico.
Os principais causadores do intemperismo físico são os ventos, o gelo e degelo da água, o alívio de pressão sobre uma rocha e a variação de temperatura (amplitude térmica). É muito comum em ambientes de clima seco ou desértico.
O intemperismo físico consiste na desagregação mecânica dos elementos que constituem a rocha, sem que haja alteração de sua estrutura química. Geralmente este tipo de intemperismo ocorre relacionado às variações de temperatura do ambiente. O aumento da temperatura causa dilatação dos minerais que compõem a rocha, enquanto que sua diminuição causa compressão.
O intemperismo químico é aquele onde existe uma alteração da estrutura química das rochas, transformando um elemento da rocha original em outro, como em uma reação química. O principal agente do intemperismo químico é a água.
Gabarito"Errado".
O intemperismo químico é um processo natural de desintegração das rochas que ocorre devido à ação de reações químicas. Esse processo não é acelerado em ambientes secos, mas sim em ambientes úmidos, onde há uma maior disponibilidade de água para as reações químicas.
Em ambientes úmidos, a água atua como um agente importante no intemperismo químico, dissolvendo minerais e promovendo reações químicas que fragmentam as rochas ao longo do tempo. Em contraste, em ambientes secos, a falta de água limita a ocorrência dessas reações químicas.
Portanto, a alta incidência de radiação e a ação do vento em ambientes secos podem afetar outros processos geológicos, como a erosão e a dessecação, mas não aceleram o intemperismo químico, que é favorecido por condições úmidas.
Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo