O sistema de distribuição de medicamentos em um hospital p...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é o sistema de distribuição de medicamentos em um hospital, abordando as estratégias para melhorar o atendimento em áreas críticas, como bloco cirúrgico, unidades de terapia intensiva e setores de emergência. Para resolver esta questão, é necessário compreender as diferenças entre os métodos centralizados e descentralizados de distribuição de medicamentos e identificar quais são mais adequados para melhorar a eficiência e a rapidez do atendimento em setores de alta demanda.
A alternativa correta é a B - farmácias satélites. As farmácias satélites são pequenas farmácias localizadas próximas ou dentro de unidades específicas do hospital, como blocos cirúrgicos ou UTIs. Elas são um exemplo de um sistema de distribuição descentralizado. Por estarem mais próximas dos locais de uso dos medicamentos, as farmácias satélites permitem um acesso mais rápido e eficiente, reduzindo o tempo e os recursos necessários para a aquisição de medicamentos em situações críticas.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
- A - sistema de distribuição por dose unitária: Embora o sistema de dose unitária tenha vantagens como a redução de erros de medicação e controle de estoque, ele não necessariamente atende de forma mais rápida emergências ou áreas críticas do hospital, pois geralmente ainda depende de uma central para a preparação e distribuição.
- C - dose coletiva: A distribuição por dose coletiva é menos eficiente para locais que precisam de uma gestão de medicamentos mais precisa e imediata, como blocos cirúrgicos e UTIs, pois envolve distribuir grandes quantidades para setores, o que pode aumentar o risco de desperdício e erros.
- D - almoxarifados: Almoxarifados são áreas de armazenamento e não um sistema de distribuição rápida. Eles são necessários para o armazenamento seguro de grandes quantidades de medicamentos, mas não atendem diretamente à necessidade de acesso imediato em áreas críticas.
- E - central de abastecimento farmacêutico: Embora uma central de abastecimento organize a distribuição de medicamentos para todo o hospital, ela funciona de forma mais centralizada e não é a solução ideal para locais que exigem rapidez e proximidade na obtenção de medicamentos.
Em resumo, a resposta correta é B - farmácias satélites, pois elas atendem diretamente às necessidades de áreas críticas do hospital com maior eficiência e rapidez por serem descentralizadas e próximas aos locais de uso.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
FARMÁCIA SATÉLITE
B.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo