Originando-se de espessas camadas de sedimentos que d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2234964 Geografia
      Originando-se de espessas camadas de sedimentos que datam do período Terciário, os solos do bioma do cerrado são geralmente profundos, azonados, de cor vermelha ou vermelha amarelada, porosos, permeáveis, bem drenados e, por isso, intensamente lixiviados. O teor de matéria orgânica desses solos é pequeno, ficando geralmente entre 3% e 5%. Como o clima é sazonal, com um longo período de seca, a decomposição do húmus é lenta. Sua microflora e micro/mesofauna são ainda muito pouco conhecidas. Quanto às suas características químicas, eles são bastante ácidos, com pH que pode variar de menos de 4 a pouco mais de 5. 
Internet: <ecologia.ib.usp.br/cerrado> (com adaptações).
Considerando as informações apresentadas no texto precedente, julgue o item que se segue, acerca de solo e geologia.
A lixiviação é um fator que pode prevenir a ocorrência do processo de salinização do solo, notadamente em locais onde o lençol freático é pouco profundo e onde a irrigação de culturas agrícolas é necessária devido aos baixos índices de precipitação.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O processo de salinização do solo consiste na acumulação de sais minerais, típico de regiões áridas e semiáridas, que possuem altos índices de evaporação e baixos índices de precipitação. A lixiviação é um processo natural que ocorre com a lavagem do solo e provoca a perda de nutrientes e sais minerais, principalmente em lugares sem cobertura vegetal. Ela pode contribuir para a retirada da salinização em locais onde o lençol freático é pouco profundo, penetrando no solo e levando os sais para as camadas mais profundas.   

Gabarito do Professor: CERTO 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: certo.

A “lixiviação” é a extração ou solubilização dos constituintes químicos de uma rocha, mineral, solo, depósito sedimentar e etc. pela ação de um fluido percolante.

Já em geologia, chamamos de lixiviação ao processo de “arraste” ou “lavagem” dos sais minerais presentes no solo, caracterizando uma forma inicial de erosão, ou erosão leve.

Fonte: https://www.infoescola.com/geologia/lixiviacao/

.

 Os maiores índices de salinidade no perfil do solo, ao final do ciclo da cultura, corresponderam aos tratamentos que receberam as menores lâminas de lixiviação e condutividade elétrica da água de irrigação. 

Fonte: https://www.scielo.br/j/rbeaa/a/4fm3yNQpG6z7D9MmKk5B8Hf/?lang=pt

Gabarito"Certo".

A lixiviação é, de fato, um processo que pode prevenir a salinização do solo, especialmente em áreas onde o lençol freático é pouco profundo e a irrigação é necessária devido aos baixos índices de precipitação.

A lixiviação, nesse contexto, envolve a lavagem dos sais minerais do solo para camadas mais profundas, afastando-os das raízes das plantas, o que pode evitar o acúmulo excessivo de sais na camada superficial do solo, prevenindo a salinização.

Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo