Analise as afirmativas a seguir:  I. A Doença Inflamatória P...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2369662 Medicina
Analise as afirmativas a seguir: 


I. A Doença Inflamatória Pélvica (DIP) é a inflamação aguda do trato genital superior feminino, podendo acometer o endométrio, as trompas uterinas, os ovários, o peritônio e estruturas pélvicas adjacentes. 
II. A DIP é secundária à ascensão de bactérias de transmissão sexual ao trato genital feminino, especialmente Trichomonas vaginalis e Neisseria gonorrhoeae, mas também por bactérias aeróbias e anaeróbias provenientes da flora vaginal. 
III. Caso não seja diagnosticada precocemente e tradada, a DIP não leva a nenhum problema sério como infertilidade, gravidez ectópica, dor pélvica crônica ou formação de abscesso tubo-ovariano.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresenta três afirmativas sobre a Doença Inflamatória Pélvica (DIP), e a resposta correta é a alternativa C, indicando que apenas uma afirmativa está correta. Vamos analisar cada afirmativa: I. A primeira afirmativa está correta. A DIP é, de fato, uma inflamação do trato genital superior feminino que pode afetar várias estruturas pélvicas, como o endométrio, as trompas uterinas, os ovários e o peritônio. Sua causa é a infecção ascendente de bactérias a partir da região vaginal ou cervical para as estruturas superiores do trato reprodutivo feminino. II. A segunda afirmativa contém uma imprecisão. Enquanto a DIP é geralmente causada por bactérias de transmissão sexual, como aChlamydia trachomatis e aNeisseria gonorrhoeae, oTrichomonas vaginalis mencionado na afirmativa é um protozoário e não uma bactéria, portanto, não está correto listá-lo como uma causa típica de DIP. Além disso, bactérias aeróbias e anaeróbias da flora vaginal normal também podem contribuir para o desenvolvimento da DIP. III. A terceira afirmativa está incorreta. A DIP não tratada ou tratada inadequadamente pode levar a sérias complicações, incluindo infertilidade, gravidez ectópica, dor pélvica crônica e formação de abscesso tubo-ovariano. Portanto, é crucial o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz para prevenir tais problemas. Assim, apenas a afirmativa I está correta, o que torna a alternativa C a resposta adequada para a questão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo