A figura precedente representa um exemplo hipotético de curv...
Para chuvas com mesma duração, quanto menor for a frequência, maior será sua intensidade.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
menor frequência, menor intensidade
São diretamente proporcionais, uma vez que freq = intens/T.
.
A questão está certa e o gabarito errado. Porque chuvas mais intensas são mais raras, portanto, tempo de retorno (TR) maior. É só pensar na regra geral de que eventos extremos são mais raros (secas prolongadas ou chuvas extenuantes). Quem nunca leu nos jornais: uma seca tão grande assim não ocorre há 90 anos? Esses 90 anos são o tempo de retorno, ou seja, uma frequência baixíssima, um evento extremo e que com as mudanças climáticas a tendência é a frequência aumentar (TR diminuindo).
A matemática também demonstra isso: TR = 1/Probabilidade >> sendo assim, inversamente proporcionais.
Resposta: CERTO
A frequência de um evento com TR = 50 anos é muito menor do que um evento com TR = 5 anos, daí vem o nome "Tempo de Retorno", é importante não igualar *Frequência* e *TR*, já que são INVERSAMENTE proporcionais.
Visto isso, para chuvas de MESMA DURAÇÃO, quanto menor for a frequência, maior será o tempo de retorno (TR), e eventos pluviais com grande TR são eventos intensos, já que acontecem muito raramente. Assim, é possível afirmar que chuvas com MENOR frequência são necessariamente MAIS intensas, pois seu TR é alto (como a de TR = 50 anos, exemplificada na figura do exercício).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo