Com relação às estruturas linguísticas do texto O ambiente s...
O enunciado “índice comumente utilizado para medir a desigualdade de distribuição de renda" (l. 2 e 3) tem função adjetiva, pois confere uma qualidade ao antecedente “coeficiente de Gini" (l.2), à semelhança do que ocorre, no segundo parágrafo, com “ano da privatização dos serviços de telecomunicações do Brasil" (l. 5 e 6) em relação a “1998" (l.5).
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado!!
Nas duas ocorrências temos casos de Aposto Explicativo, na primeira ocorrência a frase "...índice comumente utilizado para medir.." explica "coeficiente de Gini" na segunda ocorrência a frase "..ano da privatização dos serviços de telecomunicações do Brasil" explica “1998".
As orações subordinadas adjetivas são introduzidas por PRONOME RELATIVO: que (o qual, a
qual, os quais, as quais), quem, onde, cujo etc. Podem ser de dois tipos: explicativas (com vírgulas)
e restritivas (sem vírgulas).
caros colegas, cabe lembrar que nem sempre temos a presença do pronome relativo, como citou o ilustre colega em seu comentário. observe:
Forma das Orações Subordinadas Adjetivas
Quando são introduzidas por um pronome relativo e apresentam verbo no modo indicativo ou subjuntivo, as orações subordinadas adjetivas são chamadas desenvolvidas. Além delas, existem as orações subordinadas adjetivas reduzidas, que não são introduzidas por pronome relativo (podem ser introduzidas por preposição) e apresentam o verbo numa das formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio).
Por Exemplo:
Ele foi o primeiro aluno que se apresentou.Ele foi o primeiro aluno a se apresentar.
No primeiro período, há uma oração subordinada adjetiva desenvolvida, já que é introduzida pelo pronome relativo "que" e apresenta verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo. No segundo, há uma oraçãosubordinada adjetiva reduzida de infinitivo: não há pronome relativo e seu verbo está no infinitivo.
foco, força e fé.
Ok Gabriela! Muito boa sua explicação. :)
Agora, fiquei com uma dúvida: Como diferenciar então, uma oração subordinada adjetiva explicativa "reduzida" (entre vírgulas e sem o pron. relativo QUE), de um aposto explicativo ( natureza também explicativa, sem o pron. relativo QUE e tb entre vírgulas) ? :/
Isso cai demais nas provas da Cespe!
Colegas do QC, alguém poderia me ajudar a tirar essa dúvida? Obrigada. :)
Explica ou esclarece o substantivo referido. Aparece isolado na frase por vírgulas, travessões, dois pontos ou parênteses.
Exemplo: Pelé, o rei do futebol, fez mais de mil gols.http://www.gabarite.com.br/dica-concurso/126-aposto-explicativo-enumerativo-resumitivo-e-especificativoERRADO
Alane Souza,
também tive a mesma duvida que vc e pesquisei aqui e achei uma explicação boa para a saber quando é de APOSTO ou AJETIVA EXPLICATIVA
1. os dois OBRIGATORIAMENTE, estarão entre virgulas
2. podem ser retirados da frase sem alterar o sentido por conterem conteudo superfluo
3. o aposto NÃO PODE formar uma oração, ou seja, aposto não possui verbo
http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/1046113
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo