A palavra “desajeitada” (linha 2 do texto) é formada pelo pr...
Atenção: Leia atentamente o texto a seguir e responda a questão:
Instruções para chorar
Deixando de lado os motivos, atenhamo-nos à maneira correta de chorar, entendendo por isto um choro que não penetre no escândalo, que não insulte o sorriso com sua semelhança desajeitada e paralela. O choro médio ou comum consiste numa contração geral do rosto e um som espasmódico acompanhado de lágrimas e muco, este no fim, pois o choro acaba no momento em que a gente se assoa energicamente.
Para chorar, dirija a imaginação a você mesmo, e se isto lhe for impossível por ter adquirido o hábito de acreditar no mundo exterior, pense num pato coberto de formigas ou nesses golfos do estreito de Magalhães nos quais não entra ninguém, nunca. Quando o choro chegar, você cobrirá o rosto com delicadeza, usando ambas as mãos com a palma para dentro. As crianças chorarão esfregando a manga do casaco na cara, e de preferência num canto do quarto. Duração média do choro, três minutos.
(CORTÁZAR, Júlio. Histórias de cronópios e famas. Tradução de Glória Rodríguez. 4.ed.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; DIFEL, 1983. Com adaptações)
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Interpretação da Questão
A questão aborda o tema de formação de palavras, especificamente sobre a palavra "desajeitada". O aluno deve identificar o processo morfológico que deu origem a essa palavra.
Norma Gramatical Aplicável
A formação da palavra "desajeitada" é um exemplo de derivação, que ocorre quando uma nova palavra é criada a partir de uma palavra já existente. No caso de "desajeitada", temos a adição de um prefixo e um sufixo.
Explicação da Alternativa Correta
A alternativa A - Derivação prefixal e sufixal está correta porque a palavra "desajeitada" é formada pelo prefixo des-, que indica negação ou oposição, e pelo sufixo -ada, que forma adjetivos a partir de substantivos.
Justificativa das Alternativas Incorretas
A alternativa B - Oneonímia está incorreta, pois oneonímia refere-se a um fenômeno linguístico que trata da homonímia entre nomes, não se aplicando ao contexto da formação da palavra.
A alternativa C - Derivação regressiva também está errada. A derivação regressiva ocorre quando se retira um sufixo de uma palavra para formar uma nova, o que não é o caso de "desajeitada".
Por fim, a alternativa D - Derivação imprópria está equivocada, pois a derivação imprópria envolve a mudança de classe gramatical de uma palavra, como quando um substantivo passa a ser um verbo, o que não acontece com "desajeitada".
Conclusão
Portanto, a alternativa correta é a letra A, pois descreve com precisão o processo de formação da palavra "desajeitada".
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo