Reescrevendo-se o fragmento “Mas, estruturalmente, é a gener...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q86462 Português
Pode-se caracterizar empiricamente a sociedade de consumo por diferentes traços: elevação do nível de vida,  abundância das mercadorias e dos serviços, culto dos objetos e dos lazeres, moral hedonista e materialista, etc. Mas,  estruturalmente, é a generalização do processo de moda que a define propriamente. A sociedade centrada na expressão das necessidades é, antes de tudo, aquela que reordena a produção
e o consumo de massa sob a lei da obsolescência, da sedução e da diversificação, aquela que faz passar o econômico para a órbita da forma moda (LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 159).

Reescrevendo-se o fragmento “Mas, estruturalmente, é a generalização do processo de moda que a define propriamente”, tem-se a melhor redação em:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Em "D" ele trocou a conjunção adversativa  "MAS"  por  "PORÉM"  e o pronome oblíquo átono "O" por seu referente anafórico  "SOCIEDADE".

Nas alternativas restantes ele mexeu drasticamente na estutura da frase.
no caso seria seria o pronome oblíquo "A"...

GABARITO D

a) Não tem crase em "define à sociedade propriamente.", pois não tem a conjunção "a".Quem define, define alguma coisa, o  verbo é VTD e o complemento um OD.

 b) Não seria adequado pois o conectivo "Portanto" muda o sentido da relação entre as orações. 

Mas --> Orações coodenadas adversativas. Portanto--> Orações coodenadas conclusivas.

 c) O mesmo motivo da "b"! Logo --> Orações coodenadas conclusivas.

 d)  CERTA.

 e) Muda o sentido. Não é a moda que é definida pela generalização do seu próprio processo, é a generalização do processo de moda que define a sociedade propriamente.

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo