Qual a principal mudança na divisão do trabalho implementada...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2736681 Sociologia

Qual a principal mudança na divisão do trabalho implementada por Henry Ford e Frederick Taylor no início do século XX?

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B - Produção em série.

A questão aborda uma importante mudança na divisão do trabalho implementada por Henry Ford e Frederick Taylor no início do século XX. Para entendermos a dimensão dessa alteração, é necessário compreender as contribuições de ambos para o desenvolvimento do que conhecemos hoje como Fordismo e Taylorismo.

Frederick Taylor é conhecido pelo desenvolvimento da administração científica, que se baseia na análise e padronização dos processos de trabalho para aumentar a eficiência. Taylor introduziu métodos de estudo de tempo e movimento para otimizar as tarefas realizadas pelos trabalhadores, reduzindo os movimentos desnecessários e maximizando a produtividade. Esse método preconizava a especialização de tarefas, onde cada trabalhador executava uma função específica e repetitiva.

Por outro lado, Henry Ford, ao implementar a linha de montagem na produção de automóveis, levou a ideia de Taylor um passo adiante. No Fordismo, a produção em série tornou-se a característica principal. Em uma linha de montagem, o produto se move ao longo de uma esteira e os trabalhadores realizam tarefas específicas em sequência. Isso permitiu a fabricação de grandes quantidades de produtos de forma mais rápida e com menor custo, revolucionando a indústria.

Analisando as alternativas:

A - O trabalhador participa de todo o processo: Esta alternativa está incorreta porque a abordagem de Ford e Taylor era justamente o oposto: especialização e fragmentação das tarefas. O trabalhador não participava de todo o processo, mas, sim, de uma pequena parte dele, realizando uma tarefa específica repetidamente.

C - Valorização da mão de obra: Embora a eficiência tenha aumentado, essa alternativa está incorreta. O enfoque de Taylor e Ford era na eficiência e produtividade, não necessariamente na valorização da mão de obra. A divisão do trabalho em tarefas repetitivas pode ter levado a uma desvalorização do trabalho do operário frente à sobrecarga e simplificação de suas tarefas.

D - Diminuição da produção: Esta alternativa está incorreta porque a produção em série visava aumentar, e não diminuir, a quantidade de bens produzidos. A linha de montagem de Ford aumentou significativamente a produção de automóveis, tornando-os mais acessíveis ao público.

E - Ausência de hierarquia: Esta alternativa também está incorreta, pois tanto no Fordismo quanto no Taylorismo, havia uma clara hierarquia e divisão de funções na organização do trabalho. Os trabalhadores estavam subordinados aos capatazes e supervisores, que controlavam e supervisionavam a eficiência das tarefas.

Em resumo, a principal mudança implementada por Henry Ford e Frederick Taylor foi a produção em série, revolucionando a indústria e aumentando a eficiência e a produtividade.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo