O óbito decorrente da aplicação intencional de insulina, emb...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1912949 Biologia
O óbito decorrente da aplicação intencional de insulina, embora pouco frequente, é uma possibilidade que não pode ser descartada durante uma investigação criminal. A overdose de insulina é uma condição potencialmente fatal e requer atenção médica urgente. Quando o nível de glicose no sangue é inferior a 30 mg/dL, pode ocorrer uma disfunção progressiva do sistema nervoso central (SNC) que, eventualmente, culmina com perda de consciência, convulsões e morte.
A insulina tem efeito hipoglicemiante pois, entre outras ações, 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão fala sobre a aplicação intencional de insulina que pode ser uma condição fatal, requerendo atenção médica urgente. Explica que os níveis muito baixos podem levar a disfunções do SNC, podendo levar até a morte. Pede-se a alternativa correta sobre algumas ações da insulina, além do efeito hipoglicemiante. A produção do hormônio da insulina ocorre a partir das células beta do pâncreas associados ao controle da glicose no sangue, é um hormônio proteico produzido em grupos chamados de ilhotas pancreáticas. O pâncreas é uma glândula considerada mista, que apresenta uma porção exócrina, com função de produzir o suco pancreático, e uma porção endócrina, com função de produzir a insulina e o glucagon, hormônios atuantes de forma antagônica. A insulina, ao ser secretada, segue para os tecidos do corpo humano e um processo de degradação é iniciado nos músculos, rins e fígado. Dentro das células a insulina armazena energia, gerando a respiração celular. O transportador GLUT4 é responsável por captar a glicose nos músculos esquelético, cardíaco e tecido adiposo quando os níveis de glicose estão aumentados, ele é ativado para reduzir os níveis de açúcar no sangue. A glicogênese sintetiza glicogênio, quebrando as moléculas de glicose; a liponeogênese produz triglicerídeos e ácidos graxos através da glicose; a glicólise degrada a glicose em moléculas menores, gerando energia ATP; a glicogenólise degrada o glicogênio em moléculas menores, chegando a formar glicose; a gliconeogênese sintetiza a glicose; a lipogênese sintetiza gorduras. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)



Fonte da imagem: site coladaweb.com
 

A insulina tem efeito hipoglicemiante pois, entre outras ações

A) promove a inserção dos transportadores GLUT4 na membrana das células do músculo esquelético e aumenta a glicogênese. CORRETA. A insulina capta a glicose pelo transportador GLUT4 dos músculos e tecidos, e aumenta a glicogênese para sintetizar glicogênio e reduzir os níveis de glicose no sangue.


B) ativa as enzimas da glicogenólise no pâncreas e reduz a glicólise. Incorreta. A glicogenólise é inibida pela insulina, pois provoca o aumento da glicose; e a insulina aumenta a glicólise, para o consumo e redução da glicose no sangue.  

C) diminui a lipogênese no tecido adiposo e estimula a gliconeogênese. Incorreta. A insulina diminui (e inibe) a lipogênese, e também inibe a gliconeogênese, para reduzir a produção de glicose.

D) estimula as enzimas da lipólise e aumenta a liponeogênese no tecido adiposo. Incorreta. A insulina inibe a lipólise, e ativa a liponeogênese para produzir triglicerídeos através da glicose e assim reduzir os níveis de açúcar no sangue.

E) ativa as enzimas da gliconeogênese no fígado e nos músculos esqueléticos e reduz a glicosúria. Incorreta. A gliconeogênese é inibida pela insulina, para que não produza glicose; e a insulina pode reduzir a glicosúria, que é a excreção de glicose pela urina, uma vez que o sangue estará com os níveis reduzidos de açúcar.


 
Gabarito do Professor: A

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A insulina ativa a glicólise, a lipogênese e a glicogênese. Em contrapartida, ela INIBE a lipólise, a glicogenólise e a gliconeogênese hepática. O GLUT4 é o principal transportador de glicose presente no músculo esquelético, cardíaco e no tecido adiposo, cujo principal papel é proporcionar a captação de glicose.

Gabarito: A

Insulina é um hormônio anabólico (constroi unidades maiores à partir de unidades menores), ele promove a glicogenese (forma glicogênio à partir de glicose/carboidrato), ela é ativa quando há glicose no sangue e transporta essa glicose para o múscolo, e faz cessar processos catabólicos, de gordura e etc.

Glucagon é um hormônio catabólico (quebra unidades maiores para obter unidades menores), ele é ativo quando há baixa concentração de glicose sanguínea e ativa o uso de reservas de gordura de de glicogênio muscular (gliconeogênse - desidrata o glicogênio hepático e depois o muscular o transforma novamente em glicose para o metabolismo energético)

é o que ocorre em dietas low carb ou cetônicas, em que a pessoa perde peso rápido, mas não de gordura, pois são os músculos que perdem água e, por conseguinte, peso.

Glicogênese é a síntese de glicogênio, e gliconeogênese é a síntese de glicose a partir de precursores como lactato, glicerol, piruvato e alfa-cetoácidos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo