Acerca de qualidade da água, poluição hídrica e tecnologias ...
Apesar de presentes nas águas de abastecimento público, os contaminantes emergentes não oferecem riscos à saúde humana, desde que haja um eficiente sistema de esgotamento sanitário.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: errado.
A expressão “contaminantes emergentes” é uma alusão aos produtos tóxicos que não são removidos ou eliminados pelos processos tradicionais de tratamento de água para consumo humano. Entre eles, estão os hormônios endógenos, hormônios sintéticos, anticoncepcionais, fármacos de diversas composições, cafeína, sucralose, nanomateriais, bactericidas, inseticidas, algicidas, herbicidas, produtos de limpeza e de higiene pessoal, protetores solares, produtos de cloração e ozonização de águas, entre outros, totalizando mais de mil compostos.
Fonte: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/32796742/contaminantes-emergentes-podem-ser-uma-ameaca-na-agua-para-consumo-humano#:~:text=A%20express%C3%A3o%20%E2%80%9Ccontaminantes%20emergentes%E2%80%9D%20%C3%A9,de%20%C3%A1gua%20para%20consumo%20humano.
Contaminantes emergentes são substâncias químicas que não eram monitoradas com frequência em águas, solos e ar, mas que, ao longo do tempo, têm sido identificadas como potencialmente prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana. Esses contaminantes podem incluir pesticidas, fármacos, produtos de beleza, fragrâncias, plastificantes, hormônios, retardadores de chamas, nanopartículas, compostos perfluoroalcalinos, parafinas cloradas, siloxanos, toxinas de algas, elementos terras-raras e radionuclídeos.
Logo, oferecem sim riscos à saúde humana.
Para mais @cleverton.ambiental
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo