Em qual alternativa abaixo, a letra destacada em MAIÚSCULA e...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: Esta questão aborda a classificação das letras como consoantes ou vogais, um conceito fundamental em fonologia. Entender essa classificação é essencial para a correta interpretação e uso da língua portuguesa.
Fundamentos teóricos: Em fonologia, as letras do alfabeto são divididas em vogais e consoantes. Vogais são sons produzidos sem obstrução do fluxo de ar pela boca, enquanto consoantes são sons que envolvem alguma obstrução ou estreitamento. As consoantes do alfabeto português incluem letras como B, C, D, F, G, H, J, K, L, M, N, P, Q, R, S, T, V, W, X, Y, Z.
Justificativa da alternativa correta (E): A letra destacada na alternativa E - "coMer" é M. Essa letra é uma consoante porque, ao pronunciá-la, o fluxo de ar é obstruído pelos lábios. Portanto, a alternativa E é a correta.
Análise das alternativas incorretas:
- A - "Os escravos": A letra O é uma vogal, pois é produzida sem obstrução do fluxo de ar, o que a torna incorreta.
- B - "Um porco": A letra U também é uma vogal, pelo mesmo motivo da anterior, portanto errada.
- C - "orElhas": A letra E é uma vogal, pois o fluxo de ar não é obstruído.
- D - "feIjão": A letra I é uma vogal, já que o som é produzido sem obstrução.
Estratégia de interpretação: Ao analisar questões deste tipo, identifique as letras destacadas e classifique-as com base no fluxo de ar durante a sua pronúncia. Lembre-se de que consoantes envolvem obstruções, enquanto vogais não.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
M. gabarito E. *_*
Consoante é um fonema que se caracteriza por ser pronunciado com obstrução ou constrição no trato vocal. Para pronunciar uma consoante, o ar que passa pelos pulmões encontra obstáculos antes de chegar à boca.
As consoantes do alfabeto português são: b, c, d, f, g, h, j, k, l, m, n, p, q, r, s, t, v, x, y, w, z.
gabarito: E.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo