Acerca do controle de plantas daninhas na cultura de soja, j...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNIPAMPA
Q1211629 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Acerca do controle de plantas daninhas na cultura de soja, julgue o item subsequente.
Duas aplicações sequenciais de herbicidas, com intervalos de cinco a quinze dias e com o parcelamento da dose total, podem trazer benefícios em casos específicos, melhorando o desempenho dos produtos pós-emergentes, além de poder, em certas situações, reduzir custos.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Certo.  

O princípio da **exclusão** no controle de doenças de plantas visa evitar a introdução e disseminação de agentes fitopatogênicos em áreas onde ainda não estão presentes. Uma das principais medidas de controle dentro desse princípio é a **quarentena vegetal**, que envolve a inspeção, restrição ou proibição da entrada de materiais vegetais potencialmente contaminados. Esse método é fundamental para impedir a disseminação de pragas e doenças exóticas que poderiam causar grandes prejuízos à agricultura.

A aplicação sequencial de herbicidas, com intervalos de cinco a quinze dias e parcelamento da dose total, pode trazer benefícios por diversos motivos:

1. **Melhoria na eficiência do controle** – O parcelamento permite atingir diferentes estágios de crescimento das plantas daninhas, aumentando a eficácia do herbicida. Algumas plantas podem germinar após a primeira aplicação, sendo controladas na segunda.

2. **Redução do estresse nas culturas** – Aplicações únicas em doses altas podem causar fitotoxicidade na cultura desejada. O fracionamento da dose reduz esse risco, minimizando possíveis impactos negativos.

3. **Menor risco de resistência** – O uso fracionado pode diminuir a pressão seletiva sobre as plantas daninhas, dificultando o desenvolvimento de populações resistentes aos herbicidas.

4. **Otimização dos custos** – Em algumas situações, o parcelamento evita aplicações desnecessárias e pode reduzir o volume total de herbicida utilizado, gerando economia para o produtor.

Essa abordagem deve ser utilizada de forma estratégica, considerando fatores como o tipo de herbicida, estágio das plantas daninhas, condições ambientais e cultura implantada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo