Cristina e Alberto, pais das crianças Alberto Junior e Isabe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q781184 Psicologia
Cristina e Alberto, pais das crianças Alberto Junior e Isabelle, de 2 e 4 anos, trouxeram do interior a adolescente Maria de Fátima, 16 anos, para trabalhar como babá de seus filhos. Sobre essa situação e de acordo com a legislação, é correto afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D.

Vamos entender o porquê.

A questão aborda uma situação de trabalho infantil doméstico, onde uma adolescente de 16 anos é trazida para trabalhar como babá. Para resolver essa questão, é essencial ter conhecimento da legislação brasileira sobre trabalho infantil e direitos das crianças e adolescentes.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Constituição Federal, é proibido o trabalho para menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. Além disso, o trabalho doméstico não é permitido para menores de 18 anos (Lei Complementar nº 150/2015).

A seguir, vamos analisar cada alternativa:

Alternativa A: "não há irregularidade em ajudar a adolescente carente proporcionando-lhe casa, comida, roupa e trabalho digno;"

Essa alternativa está incorreta. A legislação brasileira proíbe o trabalho doméstico para menores de 18 anos, independentemente das condições oferecidas, como casa, comida e roupa.

Alternativa B: "a jovem Maria de Fátima poderá trabalhar na casa da família bastando a autorização por escrito dos pais ou responsável com firma reconhecida;"

Essa alternativa também está incorreta. A autorização dos pais ou responsáveis não justifica a contratação de adolescentes para trabalho doméstico, já que a legislação proíbe essa prática para menores de 18 anos.

Alternativa C: "Maria de Fátima pode prestar serviços domésticos, desde que haja registro em carteira de trabalho e comprovação de conclusão do ensino fundamental;"

Essa alternativa está incorreta. Mesmo que haja registro em carteira e comprovação de conclusão do ensino fundamental, a legislação não permite trabalho doméstico para menores de 18 anos.

Alternativa D: "Cristina e Alberto precisarão regularizar a guarda da adolescente junto à autoridade judiciária de seu domicílio;"

Essa é a alternativa correta. De acordo com a legislação, qualquer situação que envolva a mudança de domicílio de uma criança ou adolescente para fins de trabalho doméstico deve ser regulada pela autoridade judiciária. Isso inclui a guarda e outras questões legais pertinentes.

Alternativa E: "o trabalho infanto-juvenil é prática disseminada e culturalmente aceita em diversas regiões do país, devendo essa diversidade ser respeitada."

Essa alternativa está incorreta. Embora o trabalho infanto-juvenil possa ser uma prática culturalmente aceita em algumas regiões, ele é proibido pela legislação brasileira. A prioridade é proteger os direitos e o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, independentemente de práticas culturais locais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

menor não pode exercer trabalho doméstico.... sem entender essa questão.

Tb sem entender essa questão...Regularizar a guarda para que a adolescente trabalhe como babar dos filhos?? Como assim?

 

Essa questão não possui resposta. Imagina se a "moda" pega: adotar adolescentes para exercerem trabalho doméstico. Um novo tipo de escravidão, como se não bastassem todas as outras que já existem.

Questão escrota, banca sem noção, sem razão....

Questão realmente bem bizarra.

Acertei por eliminação, na única que tinha algo de correto: se eles tem uma adolescente de 16 anos morando com eles, precisam regulamentar a guarda.

Porém, a questão do trabalho não foi tratada. Afinal, um trabalho como esse se aproxima muito de escravidão mesmo...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo