O Domínio Fitogeográfico brasileiro com maior número de esp...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1912955 Biologia
O Domínio Fitogeográfico brasileiro com maior número de espécies de gimnospermas é a Amazônia; no Brasil, o gênero Gnetum (seis espécies) ocorre exclusivamente nesse ambiente, sendo conhecido como “ituá”. Quando em estado vegetativo, as espécies de Gnetum podem ser facilmente confundidas com espécies de Angiospermas, porém, a distinção entre elas é imediata a partir da análise das estruturas reprodutivas. (https://doi.org/10.1590/2175-7860201667516)
Uma característica das espécies de Gnetum que permite diferenciá-las das angiospermas é a 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão fala sobre um gênero de gimnospermas “ituá" que ocorre na Amazônia e que pode ser confundida com espécies de Angiospermas quando está em estado vegetativo, mas a distinção é imediata a partir das estruturas reprodutivas. Pede-se a característica dessas espécies que as diferencia das angiospermas. Os vegetais são seres eucariontes, multicelulares e autótrofos fotossintetizantes, com reserva de armazenamento de amido e parede celular composta principalmente de celulose. As plantas podem ser classificadas em criptógamas e fanerógamas (ou espermatófitas). As criptógamas (briófitas e pteridófitas) não produzem flores e sementes, e não possuem órgãos reprodutivos aparentes. As fanerógamas (gimnospermas e angiospermas) possuem órgãos reprodutores visíveis onde formam sementes com embriões. As briófitas foram as primeiras plantas terrestres e não apresentam vasos condutores (avasculares). As pteridófitas apresentam vasos condutores (vasculares), conferindo maior desenvolvimento do caule e das folhas. As gimnospermas são vasculares e apresentam sementes e pólen, o que torna as fanerógamas plantas que melhor se adaptam ao ambiente seco. As angiospermas também são vasculares e apresentam sementes, pólen, frutos e flores adaptadas com órgãos reprodutores masculinos ou femininos em suas flores. O grão de pólen é um pequeno esporo que armazena o gametófito masculino, e germina ao ser carregado até a parte feminina da planta, dando origem ao tubo polínico que leva o gameta masculino até o óvulo, fecundando a oosfera. A transferência de células reprodutivas masculinas (pólen) de uma flor para o receptor feminino (estigma) de outra flor ou para o próprio estigma recebe o nome de polinização, e ocorre em gimnospermas e angiospermas. As gimnospermas apresentam os estróbilos (cone/pinha) como estruturas reprodutivas, folhas onde se encontram os microsporângios ou megasporângios, e podem ser masculinos ou femininos, ocorrendo tanto no mesmo indivíduo quanto em indivíduos diferentes. (Soares, José L. Biologia no terceiro milênio. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 1998; Linhares, S.; Gewandsznajder, F.; Pacca, H. Biologia Hoje. 3ª ed. São Paulo, SP. Ed. Ática, 2016)

 
Fonte da imagem: site descomplica.com.br



Uma característica das espécies de Gnetum que permite diferenciá-las das angiospermas é a: 

A) ausência de polinização. Incorreta. As gimnospermas e as angiospermas realizam polinização através dos grãos de pólen, não seria uma característica possível de diferenciar os dois grupos.

B) presença de frutos. Incorreta
. Os frutos são produzidos apenas pelas angiospermas, não estão presentes em espécies Gnetum de gimnospermas.

C) ausência de sementes. Incorreta. Angiospermas e gimnospermas são plantas fanerógamas, apresentam sementes formadas em órgãos reprodutores aparentes, a característica está presente em ambas.

D) presença de flores. Incorreta. Apenas as angiospermas apresentam flores, as gimnospermas apresentam semente, pólen e órgãos reprodutores aparentes, não possuem flores.

E) presença de estróbilos. CORRETA. As espécies Gnetum, e todas as gimnospermas, apresentam os estróbilos, órgãos reprodutores com megasporângios ou microsporângios, característica que permite a diferenciação das angiospermas.



Gabarito do Professor: E




Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A ( ERRADA) ausência de polinização. - Ele deixou claro no enunciado " distinção entre elas é imediata a partir da análise das estruturas reprodutivas.

B (ERRADA) presença de frutos. - O único grupo dos vegetais que possuem frutos são os da angiospermas.

C ( ERRADA) ausência de sementes. - Tanto as gimnospermas quanto as angiospermas possuem sementes. Então esse fator não permitiria a identificação.

D (ERRADA) presença de flores.- Somente as angiospermas possuem flores.

E (GABARITO) presença de estróbilos. - "Os estróbilos, também conhecidos como cones, são estruturas geralmente confundidas com flores, porém não devem ser assim nomeadas. Encontrados principalmente em gimnospermas, os estróbilos são responsáveis pela formação dos gametas."

GAB: E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo