A globalização consolidou-se com a abertura comercial e a li...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q75485 Atualidades
A globalização consolidou-se com a abertura comercial e a livre circulação de capitais e serviços em escala mundial. As disputas acirradas no âmbito do mercado global, entre empresas e países, favoreceram a criação de blocos econômicos regionais. Por meio desses blocos formam-se alianças econômicas numa "guerra" de mercado, em que os parceiros estabelecem relações econômicas privilegiadas. Os blocos econômicos existentes no mundo são classificados a partir dos acordos estabelecidos entre eles, e podem ser agrupados em modalidades como: zona de preferência tarifária; zona de livre comércio; união aduaneira; mercado comum; união econômica e monetária.

Imagem 001.jpg

Em relação a tais modalidades, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A União Europeia (UE) é exemplo de mercado comum, pois, além de eliminar as tarifas aduaneiras internacionais e adotar tarifas comuns para o mercado fora do bloco, permite a livre circulação de pessoas, mão de obra, capitais, mercadorias e todo tipo de serviços entre os países-membros." Na União Europeia, os países-membros formam um mercado único, eliminando as tarifas aduaneiras entre si e adotando tarifas comuns para o comércio externo. Além disso, a UE permite a livre circulação de pessoas, mão de obra, capitais, mercadorias e serviços entre os países-membros, o que caracteriza um mercado comum.  

Resposta: D

Gabarito do Professor: D

Referência bibliográfica:

- ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à Economia. 24ª ed. São Paulo: Atlas, 2018. p. 416-417.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) Mercosul é união aduaneira. pode-se dizer que também é zona de livre comércio, visto que este é um estágio anterior. O erro da questão está no " exclusivamente" à redução ou eliminação de tarifas aduaneiras entre si. O mercosul também tem TEC( TARIFA  EXTERNA COMUM);

B) Só existe união monetária da união européia;

C)Nafta é exemplo de zona de livre comércio;

D) correta: mercado comum caracteriza-se pela livre circulação de pessoas, capitais e produtos e serviços, e é estágio anterior a união monetária, portanto a união européia a possui, tendo em vista à união monetária.

E) Não existe " zona de preferência tarifária" muito menos com a ALCA.

a) o Mercosul é exemplo de livre comércio, pois reúne países por meio de acordos comerciais que visam exclusivamente à redução ou eliminação de tarifas aduaneiras entre si. 
Mercosul não visa exclusivamente a redução ou a eliminação de tarifas aduaneiras entre si (zona de livre comércio), mas também as mesmas tarifas de exportação e importação (TEC). O conjunto dos dois benefícios chama-se união aduaneira.

b) a união econômica e monetária é formada pelos países da América do Norte que adotaram o dólar americano como moeda única. 
A união econômica e monetária é formada, na verdade, pelos países da União Européia.

c) o Nafta é exemplo de união aduaneira, pois os países que dele participam concordaram em eliminar as tarifas aduaneiras entre si, estabelecendo as mesmas tarifas de exportação e importação para o comércio internacional fora do bloco. 
A Nafta é um exemplo de zona de livre comércio entre países da América do Norte (EUA, Canadá e México). Visam somente a redução ou a eliminação de tarifas aduaneiras.

d) a União Europeia (UE) é exemplo de mercado comum, pois, além de eliminar as tarifas aduaneiras internas e adotar tarifas comuns para o mercado fora do bloco, permite a livre circulação de pessoas, mão de obra, capitais, mercadorias e todo tipo de serviços entre os países-membros.
CERTO!!! A UE é o único exemplo de mercado comum.

e) a zona de preferência tarifária indica a modalidade de integração em que os países pertencentes ao bloco negociam tarifas mais baixas entre si apenas para produtos agrícolas, como no caso da ALCA (Área de Livre Comércio das Américas). 
A zona de preferência tarifária é o processo mais simples de integração em que os países pertencentes do bloco gozam de tarifas mais baixas do que as tarifas aplicadas a outros que não possuem acordo preferencial. É o caso da ALADI (Associação Latino-Americana de Integração).

FONTE: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/blocos-economicos-como-funcionam-o-nafta-o-mercosul-e-a-ue.htm

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo