A microfilmagem é apontada por alguns autores como a solução...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q244069 Arquivologia
Considerando os princípios arquivísticos, julgue os itens seguintes.

A microfilmagem é apontada por alguns autores como a solução para os impasses decorrentes da aplicação do princípio da territorialidade dos arquivos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A microfilmagem de documentos é a técnica de reproduzir em microfilme as informações de um documento original, onde a reprodução sofre uma redução considerável em seu tamanho físico real. Ela é utilizada com várias finalidades, e uma delas é a complementação.

Na microfilmagem de complementação há a complementação ou suplementação de acervo, considerando a disputa pela posse documental entre entidades. Tomemos como exemplo os documentos produzidos durante a extração de diamantes em Minas Gerais na era colonial. Sendo esses documentos produzidos pela Coroa Portuguesa, pertencem a Portugal. contudo, sendo a atividade importante para a história de Minas Gerais, o documento também pertence a este estado. Então, considerando que a microfilmagem possui o mesmo valor legal do documento original, ela pode ser usada para complementar os arquivos de Minas Gerais com documentos que pertencem à outra instituição.

Gabarito do professor: Certo

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Certo
Princípio da territorialidade: segundo esse princípio os arquivos públicos devem fazer parte do território no qual foram criados, devendo, portanto, a ele pertencer.
Microfilmagem é uma técnica que possibilita a obtenção da cópia de um documento em microfilme ou microficha.
Segundo o art. 3°., do Decreto n°. 1.799, de 30 de Janeiro de 1996: "Entende-se por microfilme, para fins deste Decreto, o resultado do processo de reprodução em filme, de documentos, dados e imagens, por meios fotográficos ou eletrônicos, em diferentes graus  de redução".

Bons estudos!
Não entendi muito bem como o processo de microfilmagem pode garantir que o documento mantenha seu caráter territorial, qual a lógica? Agradeceria se alguém explicasse isso.

Eu creio que seja por causa da economia de espaço;documento em microfilmagem ocupa muito menos espaço do que documentos no suporte de papel.Vcs concordam?

 Estela de Carvalho,

Acredito que pelo fato da microfilmagem ter carater legal, pode ser distribuido nos vários territórios. Nesse sentido, quando um território necessitar de um documento produzido em outra localidade, diminuirá a dependência entre eles e dando mais agilidade ao processo.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Minha dúvida é a MESMA da Estela...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo