A úlcera de Bauru se caracteriza pela produção de lesões cu...
A doença em questão é causada por
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Fonte da imagem: site ibapcursos.com.br
A doença em questão é causada por
A) Wuchereria bancrofti, um nematódeo. Incorreta. O Wuchereria bancrofti é um parasita nematódeo que causa a doença filariose linfática, conhecida como elefantíase, afetando o sistema circulatório e linfático.
B) Leishmainia brasiliensis, um nematódeo. Incorreta. O Leishmainia brasiliensis é causador dessa doença, porém ele é um protozoário, e não um nematódeo.
C) Wuchereria bancrofti, um protozoário. Incorreta. O Wuchereria bancrofti é um parasita nematódeo e não um protozoário, e causa a doença filariose linfática.
D) Leishmainia brasiliensis, um protozoário. CORRETA. O Leishmainia brasiliensis é o protozoário causador da úlcera de Bauru, a leishmaniose tegumentar americana, que causa lesões diversas.
E) Dirofilaria immitis, um nematódeo. Incorreta. O Dirofilaria immitis é um nematódeo, mas causador da doença dirofilariose ou parasita do coração do cão.
Gabarito do Professor: D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a leishmaniose é causada pelo protozoário Leishamania brasiliensis, o vetor é da família Flebotomidae, do gênero Lutzomyia.
GAB: D
A Filariose Linfática (ELEFANTÍASE) é uma doença parasitária crônica, considerada uma das maiores causas mundiais de incapacidades permanentes ou de longo prazo. É causada pelo verme nematoide WUCHERERIA BANCROFTI e transmitida pela picada do mosquito Culex quiquefasciatus (pernilongo ou muriçoca) infectado com larvas do parasita. Entre as manifestações clínicas mais importantes da Filariose Linfática estão edemas (acúmulo anormal de líquido) de membros, seios e bolsa escrotal, que podem levar a pessoa à incapacidade.
A transmissão da Filariose Linfática se dá pela picada do mosquito Culex quiquefasciatus (pernilongo ou muriçoca) infectado com larvas do parasita. Após a penetração na pele, por meio da picada do mosquito, as larvas infectantes migram para região dos linfonodos (gânglios), onde se desenvolvem até a fase adulta. Havendo o desenvolvimento de parasitos de ambos os sexos, haverá também a reprodução deles, com eliminação de grande número de microfilárias para a corrente sangüínea, o que propiciará a infecção de novos mosquitos, iniciando-se um novo ciclo de transmissão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo