As divisões celulares são processos associados à reprodução ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1912972 Biologia
As divisões celulares são processos associados à reprodução dos organismos e, nos pluricelulares, também ao crescimento e regeneração dos tecidos.
A estrutura denominada quiasma surge e pode ser visualizada durante a 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão fala sobre as divisões celulares que se associam com a reprodução e crescimento e regeneração dos tecidos dos organismos. Pede-se a alternativa correta do momento em que a estrutura quiasma surge e pode ser visualizada. As divisões celulares ocorrem dependendo da complexidade do organismo e do tipo de célula: germinativa (meiose), que é especializada em reprodução; ou somática (mitose), crescimento que constitui os tecidos de um organismo. Essas divisões podem ocorrer por bipartição ou cissiparidade, (reprodução assexuada) por mitose e por meiose. As divisões celulares ocorrem em fases: a fase G1 de crescimento celular, a fase S onde ocorre a síntese do DNA e duplicação da molécula, e a fase G2, de crescimento e síntese de proteína necessária para a divisão. Na mitose, uma célula gera duas células-filhas com idêntico material genético, e na meiose, cada célula-filha apresenta metade dos cromossomos da célula-mãe. A meiose possui duas etapas, a meiose I (reducional) e a meiose II (equacional), com as fases Prófase I e II, Metáfase I e II, Anáfase I e II e Telófase I e II. A prófase I se divide em cinco fases: leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese. Na fase leptóteno, o cromossomo se forma em espiral com filamentos finos, cada um com duas cromátides. Na fase zigóteno, ocorre o pareamento (ponto de sinapse) dos cromossomos homólogos e o fuso acromático começa a se formar. Na fase paquíteno, as duas cromátides são visíveis e formam uma tétrade ou bivalente (quatro cromátides – 2 pares), surgem nós de recombinação gênica (quiasmas) que iniciam o processo de crossing-over nas cromátides homólogas. Na fase diplóteno, as cromátides trocam partes com as homólogas e se afastam, porém mantendo as regiões de troca em contato (quiasmas). Na fase diacinese, as cromátides se afastam e os quiasmas se movem para as extremidades, aumentando a espiralização dos cromossomos. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)

 

Fonte da imagem: site sobiologia.com



A estrutura denominada quiasma surge e pode ser visualizada durante a 

A) prófase II da meiose. Incorreta. Na prófase II, ocorre a migração dos centríolos para lados opostos da célula, formando fibras do fuso entre eles. Os cromossomos voltam a se condensar e se direcionam à placa metafásica. O nucléolo e a carioteca se dissolvem.

B) anáfase I da meiose. Incorreta. Em anáfase I, os cromossomos homólogos separam-se pelo encurtamento das fibras de fuso, sendo levadas para os lados opostos da célula, mas com as cromátides irmãs permanecendo unidas.

C) prófase I da meiose. CORRETA. A prófase I, que é dividida em cinco fases, é onde surge o quiasma, especificamente em paquíteno (3ª fase), onde surgem os nós da recombinação gênica (crossing-over).

D) anáfase II da meiose. Incorreta. Em anáfase II, ocorre a separação dos cromossomos, sendo levados para os lados opostos da célula.


E) metáfase da mitose. Incorreta. Na metáfase na mitose, os cromossomos migram para o centro (plano equatorial) da célula, cada cromossomo possui duas cromátides que se prendem ao microtúbulo para se ligar ao fuso. A mitose não realiza recombinação genética, logo não forma quiasmas.


Gabarito do Professor: C


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Paquíteno: ocorre a troca de pedaços entre cromossomos homólogos, onde alguns genes que se encontravam no cromossomo paterno passam para o cromossomo materno e vice-versa. Esse fenômeno, conhecido como crossing over ou permutação, é de grande importância biológica, pois aumenta a variabilidade genética.

Quiasma é a aproximação que promove o crossing over.

Mais especificamente no paquíteno da prófase I da meiose.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo