Na bacia Amazônica, a distribuição de muitas espécies de ve...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1912976 Biologia
Na bacia Amazônica, a distribuição de muitas espécies de vertebrados terrestres é delimitada por grandes rios, os quais são frequentemente considerados barreiras biogeográficas fortemente relacionadas à origem e manutenção da alta biodiversidade encontrada na região. O rio Tapajós atua como barreira fluvial sobre a variabilidade genética, acústica e morfológica em populações do anuro Allobates tapajos (Dendrobatidae). O conjunto de resultados obtidos suporta o atual status específico das populações de ambas as margens do rio Tapajós estarem em um estágio do processo de especiação
(adaptado de https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2279).
O processo de especiação aqui observado é a 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão traz um texto que explica sobre a delimitação de espécies por grandes rios, considerados barreiras biogeográficas. O texto traz o rio Tapajós como barreira fluvial em populações do anuro Dendrobatidae, e seus resultados mostram as populações das margens em processo de especiação. Uma espécie é definida por um grupo de indivíduos capazes de cruzar entre si e gerar descendentes férteis, isolados reprodutivamente de outros indivíduos de espécies diferentes. Quando as espécies estão isoladas geograficamente, seja por rios, campos, vales, montanhas, ou outros, elas acumulam diferenças pela seleção natural e podem se tornar subespécies, que são populações com pequenas diferenças genéticas, mas que ainda podem cruzar entre si, caso o isolamento não dure muito tempo. Se esse isolamento geográfico permanece, as diferenças genéticas impedem o cruzamento com descendência fértil entre as populações, e a população isolada atinge o isolamento reprodutivo, surgindo, assim, uma nova espécie. A especiação quando ocorre em espécies isoladas geograficamente é chamada de especiação alopátrica. A especiação também pode ocorrer sem o isolamento geográfico, é a chamada especiação simpátrica, que ocorre em plantas pela formação de indivíduos poliploides, por exemplo. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)


Fonte da imagem: site olhonavaga.com.br


O processo de especiação aqui observado é a 

A) alopátrica, pois o isolamento geográfico não favorece o fluxo gênico entre as populações. CORRETA. A especiação é alopátrica pois ocorre em isolamento geográfico pelo rio Tapajós, desfavorecendo o fluxo gênico entre as populações que estão separadas.

B) simpátrica, pois o isolamento geográfico pode contribuir com a seleção disruptiva. Incorreta. A especiação simpátrica ocorre sem o isolamento geográfico, o que não é visto na questão, que apresenta o rio como barreira geográfica entre populações.

C) alopátrica, pois o isolamento geográfico favorece o fluxo gênico entre as populações e promove a seleção estabilizadora. Incorreta. A especiação que ocorre é a alopátrica, porém a barreira geográfica não favorece o fluxo gênico, as populações não trocam variabilidade genética.


D) simpátrica, pois o isolamento geográfico não favorece o fluxo gênico entre as populações. Incorreta. A especiação é alopátrica, e não simpátrica, com o rio como barreira de isolamento geográfico.

E) alopátrica, pois mesmo com o isolamento geográfico favorecendo o fluxo gênico entre as populações, ocorre seleção disruptiva. Incorreta. A especiação que ocorre é a alopátrica, porém não favorece o fluxo gênico entre as populações que estão isoladas.






Gabarito do Professor: A

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Especiação alopátrica é apenas um nome para especiação por isolamento geográfico. Neste modo de especiação, algo extrínseco para o organismo previne dois ou mais grupos de se acasalarem uns com os outros regularmente, eventualmente causando especiação nesta linhagem.

especiação simpátrica é aquela que ocorre sem que haja separação geográfica. Nesse caso, duas populações de uma mesma espécie vivem em uma mesma área, mas não ocorre cruzamento entre as populações.

Gabarito: A

essa está facil

Confunda não...

Alopátrica (Alooonge) - Longe pq? Pq surgiu uma barreira que as deixou distantes.

Simpátrica (Simpeeerto) - Perto pq? Pq acontece dentro da própria população

Comigo funcionou kkkkk

Meu Instagram @OProfCicero

Eu sempre guardei Simpátrica como "simpática" para lembrar que a especiação ocorre dentro da população porque ela é simpática e não quer se separar kkkkkkk

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo