Visando à ampliação e à qualificação da atenção básica, as d...
( ) Organizar o pronto atendimento de acordo com a realidade local.
( ) Avaliar a situação de risco à saúde bucal na consulta de urgência.
( ) Realizar rotineiramente exames preventivos para detecção precoce do câncer bucal, garantindo-se a continuidade da atenção, em todos os níveis de 12 complexidades, mediante negociação e pactuação com representantes das três esferas de governo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
6. AMPLIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA
Considerando a complexidade dos problemas que demandam à rede de atenção básica e a necessidade de buscar-se continuamente formas de ampliar a oferta e qualidade dos serviços prestados, recomenda-se a organização e desenvolvimento de ações de:
6.1. Prevenção e controle do câncer bucal
a) realizar rotineiramente exames preventivos para detecção precoce do câncer bucal, garantindo-se a continuidade da atenção, em todos os níveis de complexidade, mediante negociação e pactuação com representantes das três esferas de governo.
b) oferecer oportunidades de identificação de lesões bucais (busca ativa) seja em visitas domiciliares ou em momentos de campanhas específicas (por exemplo: vacinação de idosos);
c) acompanhar casos suspeitos e confirmados através da definição e, se necessário, criação de um serviço de referência, garantindo-se o tratamento e reabilitação.
d) estabelecer parcerias para a prevenção, diagnóstico, tratamento e recuperação do câncer bucal com Universidades e outras organizações.
6.2. Implantação e aumento da resolutividade do pronto-atendimento
a)organizar o pronto-atendimento de acordo com a realidade local.
b)avaliar a situação de risco à saúde bucal na consulta de urgência;
c)orientar o usuário para retornar ao serviço e dar continuidade ao tratamento.
6.3. Inclusão de procedimentos mais complexos na atenção básica
Deve-se considerar a possibilidade de, em cada local, inserir na atenção básica procedimentos como pulpotomias, restauração de dentes com cavidades complexas ou pequenas fraturas dentárias e a fase clínica da instalação de próteses dentárias elementares, bem como tratamento periodontal que não requeira procedimento cirúrgico.
6.4. Inclusão da reabilitação protética na atenção básica
a) Contribuir para a instalação de equipamentos em laboratórios de prótese dentária, de modo a contemplar as diferentes regiões;
b) capacitará Técnicos em Prótese Dentária (TPD) e Auxiliares de Prótese Dentária (APD) da rede SUS, para a implantação desses serviços.
6.5. Ampliação do acesso
Com o objetivo de superar o modelo biomédico de atenção às doenças, propõem-se duas formas de inserção transversal da saúde bucal nos diferentes programas integrais de saúde: 1) por linhas de cuidado; e, 2) por condição de vida. A primeira prevê o reconhecimento de especificidades próprias da idade, podendo ser trabalhada como saúde da criança, saúde do adolescente, saúde do adulto e saúde do idoso. Já a proposta de atenção por condição de vida compreende a saúde da mulher, saúde do trabalhador, portadores de necessidades especiais, hipertensos, diabéticos, dentre outras.
Não encontrei nada a respeito dessas 12 complexidades. Não sei de ontem surgiu tal afirmação.
Apenas os itens I e II estão corretos. Logo, questão sem gabarito
CORRETO: V - V - F
NÃO SEI DA ONDE TIRARAM ESSES 12 COMPLEXIDADES AI.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo