No último parágrafo, o vocábulo em destaque é um(a)

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1827748 Português

Leia o texto para responder a questão.


Projeto quer dar mais visibilidade às cientistas brasileiras A Open Box da Ciência destaca o trabalho de 250 pesquisadoras de cinco áreas de pesquisa

Por Juliana Morales


    A plataforma online Open Box da Ciência foi lançada na última quarta-feira (12). É uma iniciativa da organização Gênero e Número, apoiada pelo Instituto Serrapilheira. Seu objetivo é visibilizar o trabalho da mulher da dentro da ciência a partir de histórias e dados.

    Combinando jornalismo de dados e design interativo, foi criada, então, uma cartografia com 250 pesquisadoras. São 50 protagonistas em cinco grandes áreas: Ciências Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra, Engenharia e Ciências da Saúde. Para cada pesquisadora mapeada, é possível ter acesso a um artigo relevante da sua produção científica. Além de conhecer o rosto e a história delas em reportagens.

    O levantamento foi feito com dados do Censo da Educação Superior com informações de outras bases de dados oficiais, como a Plataforma Lattes, levando em consideração o número de artigos científicos publicados, prêmios recebidos, eventos organizados pelas cientistas e se estão engajadas em divulgação científica.

    A partir da análise desses dados, foram criados conteúdos, que também estão disponíveis na plataforma, mostrando o cenário brasileiro de desigualdade na área de pesquisa. Por exemplo: as mulheres representam 46% das docentes de Ensino Superior, mas apenas 23% delas são pretas e pardas. Apenas 15% de todas as mulheres que pesquisam e também são docentes no Ensino Superior do Brasil têm acesso à bolsa de apoio à pesquisa.


Disponível em https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/projeto-quer-darmais-visibilidade-as-cientistas-brasileiras/

No último parágrafo, o vocábulo em destaque é um(a)
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - preposição.

A questão pede que identifiquemos a classe gramatical do vocábulo de no último parágrafo do texto. Para resolver essa questão, é necessário ter conhecimentos sobre as classes de palavras e suas funções no contexto.

No último parágrafo, encontramos a frase: "Apenas 15% de todas as mulheres que pesquisam e também são docentes no Ensino Superior do Brasil têm acesso à bolsa de apoio à pesquisa."

Justificativa da alternativa correta:

A palavra de está atuando como uma preposição. Preposições são palavras invariáveis que ligam dois termos da oração, estabelecendo uma relação entre eles. No caso, de liga o numeral "15%" ao substantivo "todas as mulheres", indicando uma relação de pertencimento ou quantidade.

Análise das alternativas incorretas:

A - artigo: Artigos são palavras que antecedem os substantivos para determinar ou indeterminar os mesmos (por exemplo, o, a, um, uma). A palavra de não desempenha essa função.

C - conjunção: Conjunções são palavras que conectam orações ou termos semelhantes dentro de uma oração (por exemplo, e, mas, ou). A palavra de não está conectando orações ou termos, mas sim, estabelecendo uma relação entre um numeral e um substantivo.

D - interjeição: Interjeições são palavras ou expressões que expressam emoções ou sentimentos (por exemplo, ah, oh, eita). A palavra de não expressa emoção ou sentimento, portanto, não pode ser classificada como uma interjeição.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO - B

A preposição é palavra que não se flexiona e liga palavras ou orações reduzidas. Essa ligação pode se dar pela regência verbal ou nominal, a qual chamamos de preposição relacional ou pela necessidade de sentido, a qual é chamada de preposição nocional.

Além dessa divisão das preposições, as palavras exclusivamente de valor preposicional são chamadas preposições essenciais (a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás); e as palavras de outras classes gramaticais que, em determinados contextos, podem atuar como preposições são chamadas de preposições acidentais (como=na qualidade de, exceto, fora, mediante, salvo, senão, tirante).

Preposição : liga termos dentro de uma oração ou frase .

Conjunção : liga orações dentro de um período .

A questão é de morfologia e quer saber qual a classificação do termo em destaque em "Apenas 15% de todas as mulheres que pesquisam e também são docentes no Ensino Superior do Brasil têm acesso à bolsa de apoio à pesquisa". Vejamos:

 .

A) artigo.

Errado.

Artigo: é uma palavra que antepomos aos substantivos para dar aos seres um sentido determinado ou indeterminado. Dividem-se os artigos em definidos e indefinidos.

Artigos definidos: determinam de forma precisa os substantivos. São eles: o, a, os, as.

Artigos indefinidos: indeterminam os substantivos, caracterizando-os de forma vaga, imprecisa e generalizada, sem particularizar e individualizar pessoas, objetos ou lugares. São eles: um, uma, uns, umas.

 .

B) preposição.

Certo. "De" é uma preposição.

Preposição: palavra invariável que une dois termos de uma oração, subordinando um ao outro, de tal modo que o sentido do primeiro (antecedente) é explicado ou completado pelo segundo (consequente). Ex.: Concordo com você.

As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, pe r, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

 .

C) conjunção.

Errado.

Conjunção: palavra invariável que une duas orações ou dois termos semelhantes da mesma oração. As conjunções dividem-se em coordenativas e subordinativas. Ex.1: Tristeza e alegria não moram juntas. (Nesse caso, "e" liga duas palavras da mesma oração e é uma conjunção). Ex.2: Os livros ensinam e divertem. (Nesse caso, "e" liga duas orações e é uma conjunção).

 .

D) interjeição.

Errado.

Interjeição: palavra invariável que exprime emoções e sentimentos que envolvem o falante. É uma espécie de grito com que traduzimos de modo vivo nossas emoções e sentimentos. Ex.: Caramba! Puxa vida! Meu Deus! Que pena! Bravo! Psiu! Fora! Silêncio! Adeus! Coitado! Cruzes!

 .

Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

 .

Gabarito: Letra B

Preposição: liga termos dentro de uma única frase.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo